A montanha mágica

domingo, fevereiro 24, 2013



LMD, sem título, 2012



A subida da saída do parque de estacionamento até não é muito acentuada, até nada não diga-se. Por mais pesados que nos sintamos depois de ver o que vimos.
Primeira, segunda, terceira pé ao travão, segunda, arranca, olha para o lado esquerdo, terceira, stop.

Marcha atrás.
Máquina fotográfica.

Lá se aproximam eles dois. Olham e voltam a olhar. O ar não é ameaçador mas sim desconfiado.

Posso tirar uma fotografia?
Para quê?
Por que é que queres tirar uma fotografia?

(o sotaque rapidamente deixa entender que não são portugueses, e um deles ainda deve andar a articular as primeiras letras palavras sons)

Olha, sei lá, há tanta coisa que se pode fazer ou talvez tão poucas ou nenhumas… colecionar postais ou moedas ou cromos ou ir correr ou assim ou simplesmente nada fazer… mas também fazer fotografias, mesmo não sabendo, mas onde depois vejo coisas que nunca tinha visto e gostei dali, daquele átrio, do vosso átrio, que é de todos.
Ai é?
Sim.
Mas não podes tirar. Para quê? Por que é que queres tirar uma fotografia?

(Sorri para eles e conjugando a primeira pessoa) Já te disse. E também por teres Jesus ali, assim. Eis.
Deixa lá.

(já encostados ao carro, nós sentados de janelas abertas, mostro-lho a máquina, a desconfiança vai revelando dois homens aí na casa dos vinte, simpáticos e de olhos doces)

Mas por que é queres tirar fotografia?
A sério já te disse (e mostro-lhe algumas das fotos que já tenho na memória da máquina)
OK. Mas, tira-lhe a ele com Jesus.
E a ti também, ponham-se lá.
Não, a mim não. (Diz qualquer coisa ao outro). Mas a ele sim.
Claro.
Vai lá. E fala-lhe na língua deles (parece-me romeno, mas não sei).

Foi.
Tiro a fotografia.
Chamo-os para poderem ver.

Obrigado.
OK (dizem de sorriso no rosto).
Adeus, dizem.

Adeus, mas foi com um até qualquer dia ou um até breve que pensei (adeus, explicaram-me um dia, há alguns anos, não se deve dizer, é feio, é como se fosse até sempre, até nunca mais, até um tempo bem distante, embora seja uma palavra que parece levantar voo)

Por aquelas portas saía a maravilhosa voz/música de Amy Winehouse.

posted by Luís Miguel Dias domingo, fevereiro 24, 2013

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past