A montanha mágica

quinta-feira, novembro 22, 2012

"Tento sempre fazer esculturas que sejam como a presença de um felino na sombra, 
do qual só apercebemos o brilho fugaz dos seus olhos"

Rui Chafes



Para mim, uma definição do conceito de Cultura, a que prefiro, está num dos livros de Fiodor Dostoiévski: "Todos somos responsáveis por tudo perante todos e eu mais do que todos os outros."





No passado sábado de tarde pude e fui ao CCB assistir, no âmbito do Lisbon & Estoril Film Festival, ao "Simpósio Internacional: Arte vs Cultura e Indústrias Culturais".

Interessava-me muito ouvir três dos oradores: Rui Chafes, Maria Filomena Molder e Alfred Brendel (que acabou por não poder estar presente).

Captei através da máquina fotográfica algumas intervenções e alguns dos momentos, poderão visioná-los em canal:youtube/amontanhamagica .

E no vídeo seis, depois das maravilhosas, exigentes, entusiasmantes e rigorosas intervenções de Rui Chafes e de Maria Filomena Molder aberta a discussão João Barrento vai colocar a questão "devemos fazer isto, devemos fazer aquilo na situação atual, em relação à arte na sua relação com a chamada indústrias da cultura. A questão que eu coloco é quem fa-la ir, quem é este nós? Que voz, com mais ou menos autoridade, de que lugar sentido fala essa voz? Quem é esse nós? (...) Que caminho e que voz é essa?

Alberto Ruiz de Samaniego, filósofo e professor disse: "voz, uma comunidade não existente mas uma chamada... uma promessa de comunidade em que cada um de nós tem de tratar/tentar responder a essa pergunta.

Maria Filomena Molder: "Fazer com que nos obriguemos nós próprios a responder, com essas respostas minúsculas, até pode ser abster-se de, abster-se dos lugares comuns, ou por exemplo soar fora de moda, como... ou reacionário como disse o Bruno, abster-se... Valery num texto que Benjamin cita num livro de passagens diz que talvez tenhamos que inventar novos mosteiros, não no sentido de dizer não à vida, não, mas é no sentido abster-se, não comer tanto, não deitar tanta comida fora, respeitar a comida, respeitar a alimentação..." É melhor ouvir.




Rui Chafes, "Quem é essa voz? Eu acho que essa voz somos nós todos, todos. Todos porquê? Porque so existimos num contexto de comunidade. Eu nunca pensei na vida, nem por um minuto, em fazer arte para mim, eu não faço arte para mim, faço arte para os outros. Essa ideia de fazer arte para mim próprio e guardar na gaveta não faz qualquer sentido, é uma abstração e não tem sentido, ninguém faz arte para si, essa a ideia psicanalítica salvífica da confissão, do querido diário, isso não existe, não é arte. Arte é para os outros e tal maneira é para os outros que somos todos responsáveis, mas somos responsáveis no sentido comunitário de cada um na sua área, somos respon´saveis como o médico é responsável, como o físico ou químico é responsável, como o engenheiro é responsável..." É melhor ouvir. 

Os trabalhos e os títulos das obras de Rui Chafes mostram-nos isso mesmo: a ideia do todos, todos somos responsáveis, todos formamos uma comunidade, a ideia em matéria, o espírito: alguns títulos, por exemplo: "A minha voz na tua", "Vê como tremo", "Já não te oiço, já não te vejo", "Fala comigo", "I am your yesterday (and you are my tomorrow), "What frightens you so much?", "Sou como tu", "Eu sou os outros", "Onde estou?" 

Embora a intervenção de Maria Filomena Molder tenha sido maravilhosa, rigorosa e entusiasmante um aspecto houve menos brilhante quando se falou da presença de artistas mais radicais em espaços mais convencionais (vídeos oito e nove): quando se referiu a Pedro Costa e ao "Onde Jaz o Teu Sorriso?" É que a questão de que parte acho que não é princípio nenhum, é algo que já la está e que é assim e não pode ser de outro modo. Fez e filmou e trabalhou com os Straub porque sim. É mesmo assim. Não é questão. Pela qualidade da obra deles, pelos seus princípios, pelo seu lugar na história do cinema.





No final, o novo livro de Rui Chafes: ENTRE O CÉU E A TERRA.

De lá: "Dizia [Jesus Cristo] coisas belas, respondia com perguntas, ensinou que a finalidade de uma oração não é obter uma resposta: o seu desejo não era aliviar o sofrimento das pessoas ou reconstruir a sociedade, ele apenas tentou ensinar que não existe nenhuma diferença entre a nossa vida e a vida dos outros, que a história de cada indivíduo é a história do mundo, que todos somos um milagre que faz parte de um todo, que a nossa vida é o reflexo da extrema amplidão da nossa alma, que as coisas em si têm pouca importância e que apenas o espírito sobrevive. [...] Vejo-o como uma vela à chuva, que nunca se apaga."


posted by Luís Miguel Dias quinta-feira, novembro 22, 2012

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past