A montanha mágica

sábado, julho 28, 2012

a apresentação de uma ausência (wip)



Também não percebo nada de escultura, aliás, não percebo nada de nada a não ser talvez limpar loiça, sim, isso, sei. É um pouco à Thomas Bernhard, peço imensas desculpas, mas é verdade.

Desde os três, quatro anos de idade que limpo louça, já imaginaram se tivesse começado a tocar piano com essa idade, ou a ler, ou a comer vidro ou outra merda qualquer? É mais fácil acreditar assim, não é? Desde os três ou quatro anos que limpo louça. Nas mãos, não me atrapalha nem prato nem pano nem talher nem travessa, copo ou panela ou assim. É a vida.

Mas há coisas de que não precisamos perceber patavina para gostar mesmo muito.

Por exemplo: Rui Chafes.
Por exemplo: Alberto Giacometti.

Por exemplo: no work in progress de Rui Chafes “O silêncio de… (1984-2012)” mostrado pela primeira vez agora na exposição TAREFAS INFINITAS quando a arte e o livro se ilimitam, na Gulbenkian, duas imagens sobrepuseram-se a outras.

Agarrado, vi-me sugado para um dos lados e para esses dois planos. A ambos juntou-se-lhes uma fantasmagoria.

Dicionário: “Arte de fazer aparecer fantasmas ou figuras luminosas em lugar escuro.” E lá estava Alberto Giacometti.

Ainda que muito devagar, avancemos então.

Escreve Jean Genet: “Cabe aqui uma palavra: salvo homens em andamento, todas as estátuas de Giacometti têm os pés num bloco único inclinado, volumoso, mais parecendo um pedestal. O corpo que daí brota sustenta lá no alto a cabeça minúscula. Essa enorme massa de gesso ou bronze – em proporção com a cabeça—poderia levar-nos a imaginar os pés carregados de toda a materialidade liberta pela cabeça… mas não; há uma ininterrupta troca entre estes pés maciços e a cabeça. Nunca as mulheres se erguem da pesada lama: elas deslizarão pela margem sombria ao crepúsculo.”

Palavra. Pedestal. Corpo. Troca.



Walking Man, by Alberto Giacometti



“O silêncio de…”, Rui Chafes

E continua Genet, mais à frente: “Pés estranhos, ou pedestais! Volto à mesma. Tanto quanto transparece aqui (à primeira vista, em todo o caso), a uma exigência das leis da estatuária (conhecimento e restituição do espaço) responde Giacometti –que ele me perdoe!—com a observância de um íntimo culto segundo o qual dará à estátua base autoritária, terrena, feudal. O efeito desta base é para nós mágico… (Poderão dizer que toda a figura é mágica, sim, mas a inquietação, o encantamento que advêm desse fabuloso pé boto não são do calibre do resto. Julgo sinceramente haver aqui uma ruptura no trabalho de oficina de Giacometti: admirável em ambos os sentidos, se bem que contraditório. Com a cabeça, os ombros, os braços e a bacia, ilumina-nos. Com os pés enfeitiça-nos.”

Terra. Feudo. Magia. Inquietação. Encantamento. Feitiço. Iluminação.


Pormenor de Walking Man, by Alberto Giacometti




Pormenor de “O silêncio de…”, Rui Chafes


Agora Rui Chafes: “Só podemos aspirar aos objectos que tenham estatuto de pensamento: uma criação que ignore o erro, o peso, a sujidade, a impureza? Há aqui uma deficiência técnica: não conseguir impedir a escultura de ser objecto. Não conseguindo torná-la numa existência com estatuto de pensamento, resta-nos uma existência com estatuto de corpo, não um corpo. Só uma ideia cria a casa. Os objectos mal feitos e sujos (em absoluto) tornam-se insuportáveis. A escultura pode ser insuportável. O objecto que não devém ideia é sujo e errado. Dessa deficiência técnica nasce a estranheza. Mas é um erro."

Escultura. Objecto. Corpo. Casa. Ideia. Erro.


Pormenor de “O silêncio de…”, Rui Chafes

Aprender a cumprir os limites das linguagens. Aprender a crescer os limites da ideia. Existir nos limites de linguagens e matérias. A distância angustiante entre a matéria e o nome, entre a nossa vontade perceptiva e o estado real do objecto testemunha a fuga do objecto: deixa de ser para querer ser. Rigorosamente, os objectos tornam-se discursos de ausência, de deslocação. Não há objecto, há a todos os níveis a esperança do objecto. Ele é a especificação da fuga. A ausência é a forma de consciencializar uma afeição. Os objectos estão na sua deslocação. Não são produtos mas estados em movimento: existências em fuga. A ausência torna-se válida como forma criada. No entanto, a falta de realidade sofrida pelo objecto nunca nos faz aproximar dele. Pelo contrário, é sempre a aparência de realidade que nos faz aproximar dele. Mas, realmente, o que amamos é a deslocação, a ausência, a esperança do objecto. E estamos sós com aquilo que amamos (Novalis).”

Linguagens. Matéria. Fuga. Ausência. Deslocação. Sofrimento. Esperança. Amor.


                                                              

Pormenor de “O silêncio de…”, Rui Chafes

E ainda: “Abandonar os objectos ao Mundo, como flores ou órgãos, dispersos pelo Mundo: é essa a sua colocação. É preciso cultivar o espaço bruto, só assim escreveremos o poema final. Há um vácuo espantoso que é necessário preencher. Deambulamos num mundo literalmente vazio, no espaço que fica entre corpos e ideias, nomes e objectos sem sentido, nos interstícios das ausências. Como preencher este horrível vazio? (…) Lenz sobe às montanhas da sua loucura e lá, entre o dia e o sonho, foge do vazio, do horrível vazio, sem saber que não saiu do mesmo lugar. Deseja ser uma sombra escura, ter asas de prata. Mergulha a fronte suave nas mãos geladas, deixa o corpo cair, apodrecer como as suas flores. Sonha, como eu, chegar a conhecer um dia o Santo Estrangeiro. Procura na terra negra uma flor azul. E sabe, afinal, da escuridão e do frio que enchem este vazio. A ausência.”

Abandono. Mundo. Flores. Espaço. Poema. Interstícios. Lugar. Sombra. Sonho.


Pormenor de “O silêncio de…”, Rui Chafes


“Podemos choramingar no túmulo tão bem como no berço (Georg Büchner). Os nomes de um lugar de segurança, de esquecimento. Por isso se confunde o corpo amado com o túmulo: «…dizem que é a paz que reina no túmulo, que o túmulo e o repouso são uma e a mesma coisa. Se assim é, deitado sobre o teu seio, jazo já sob a terra. Meu doce túmulo, a tua voz é um sino de finados e o teu coração o meu caixão» (G. Buchner). Depois de destruído o corpo, continuar a trazer no sangue o nome amado. E então morrer sem esforço, como uma estrela cadente, ou uma nota que se esvai ao longe.”

Espontaneamente, dizia, vi-me sugado para um dos lados e para esses dois planos. A ambos juntou-se-lhes uma fantasmagoria.
Dicionário: “ou figuras luminosas em lugar escuro.”
E lá estava Alberto Giacometti com Rui Chafes.
Foi isso também que vi a partir daqueles pedestais. E depois ideias.
Por exemplo. Pés. Cabeça. Corpo. Cinzas. Ideias.

Diz outra vez Genet: “Conta-me Giacometti que teve outrora a ideia de esculpir uma estátua e enterrá-la. (Assalta-me logo o espírito: «Que a terra lhe seja leve.») Para a não descobrirem, ou só muito mais tarde, quando ele próprio e a lembrança do seu nome houvessem desaparecido.
Enterrá-la, legando-a aos mortos?”



Alberto Giacometti, Place


Rui Chafes: “Começada já há alguns anos, «O silêncio de…” é uma escultura em evolução, permanentemente a crescer. Escrevo à mão, o tempo é meu amigo. Mas, cansado das palavras, queimo quase tudo o que escrevo e encerro algumas das cinzas em caixas de aço, seladas. O fogo purifica e protege a vida, permite trabalhar o ferro e reduzir a cinzas os corpos e as palavras inúteis. Se escrever pode ser um acto de libertação, queimar as palavras também o é. Talvez nunca decifremos o segredo do tempo que passa, nunca encontraremos uma resposta.” 

Um destes dias disseram-me “fizeste ou tens um arranhão na testa” Aqui? Diz que sim com a cabeça. É uma cicatriz, desde que me lembro de mim que a trago comigo, e as primeiras imagens que me lembro são do momento imediatamente anterior àquilo que depois daria origem a essa cicatriz, aliás. Já me quiseram fazer uma plástica mas sempre achei isso plástico. É. 

Termino com Genet: “Na origem da beleza está unicamente a ferida, singular, diferente para cada qual, escondida ou visível, que todos os homens guardam dentro de si, preservada, e onde se refugiam ao pretenderem trocar o mundo por uma solidão temporária mas profunda. Fora de miserabilismos. A arte de Giacometti parece querer revelar essa ferida secreta dos seres e das coisas, para que ela os ilumine.”


posted by Luís Miguel Dias sábado, julho 28, 2012

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past