A montanha mágica

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

9. continuando,

Carta aberta a Bento XVI

No mais recente filme de Aki Kaurismäki, Le Havre, a dado passo da tormenta feliz aparecem dois padres no exterior de uma igreja a trocar dúvidas se S. Lucas isto se S. Mateus aquilo. De quem me lembrei logo foi de S. João, meus filhinhos...

Não saem bem tratados, e acho que seria bom olharmos bem para o que Kaurismäki resume naqueles breves instantes.

Por exemplo, no site da pastoral da cultura não vi pelos responsáveis da secção de cinema uma abordagem a este filme mas em relação ao novo Spielberg ou aquando do filme sobre o fundador da opus dei foi um instante, logo. Para onde olhamos? Melhor: para onde continuamos a olhar?

Pede Vossa Santidade para “observar bem, estar atento, olhar conscienciosamente, dar-se conta de uma realidade”. Pois. Um exemplo, um sintoma, uma persistência: as declarações do novo cardeal português sobre o papel das mulheres. Pede Vossa Santidade para observar bem? Aonde é que estas pessoas estão? Com quem falam? Quem querem ouvir? Onde é que se colocam? Já reparou viu e não gostou, certamente, do espaço que muitos padres, bispos, cardeais e até leigos se situam, não é verdade? Claro que são homens e mulheres mas parecem anestesiados, de olhos toldados.

Olhe, inclinando-me, para mim tem sido uma desilusão, nestes tempos ouvir as pessoas que tenho ouvido de dentro da igreja sobre a riqueza e a sua redistribuição. Parecem as posições adotadas durante o século XX com os regimes ditatoriais, sim.

Parecem tudo menos vermos no outro um verdadeiro alter-ego, infinitamente amado pelo Senhor, como vossa santidade escreve.

Ah, sim, o bem existe, sim, as pessoas sabem-no bem mas veem a riqueza material antepor-se a tudo, as declarações de um bispo português a negar na tv que a criação de um novo imposto para os mais ricos se calhar não era a melhor opção, que tínhamos de estudar o assunto. Enfim.

Já o sabe há muito tempo, mas o dinheiro e a conquista da imortalidade são faces do diabo, do mal. Vê-se muita comodidade e silêncios para a conquista de simpatias, é o saber viver. Oh, a tragédia grega fala dele tão bem, e dá tão bons conselhos...

Vossa Santidade diz entre todas as outras coisas, só estou a olhar para as menos importantes, melhor, vossa santidade pede para os membros terem a mesma solicitude uns para com os outros. É outra, também, das doenças das mais cínicas mais fatais do nosso tempo, de todos os tempos : a matança do sonho, o assassínio do sonho. Tão visível. Tão exposto.

Na curta-metragem de Jacques Tati intitulada Aulas Nocturnas (que tenho aproveitado para trabalhar juntamente com alunos do ensino secundário), o professor trabalha naquela aula, com os seus alunos, o tema da observação. Entre a meia dúzia de exemplos que mostra pede-lhes por fim para serem eles a fazer uma experiência. Primeiro observam como se tropeça e depois teem de tropeçar. Aprender a tropeçar. Aprender a tropeçar nuns degraus. Aprender a tropeçar bem, apender a tropeçar melhor, aprender a tropeçar cada vez melhor.

Nas mesmas folhas da paróquia onde vinha a sua mensagem para esta Quaresma vinha também a de Sua Eminência Reverendíssima O Cardeal-Patriarca de Lisboa que aproveitei para não ler. Ainda tenho bem presentes as declarações desta mesma Eminência a responder aos jornalistas sobre a maçonaria, de olhos esbugalhados, a dizer que sobre o sporting ou sobre o benfica não queria saber.

Pequei, fui contra aquilo que nos pede. Pequei. Peco muito.

Termino com uma confissão e uma sugestão, tem-me assolado e assim desabafo: teria doze ou treze anos (aí por volta de 1985) quando fiz a comunhão solene. E nos ensaios preparatórios sabe o que nos deu o pároco responsável por esse trabalho: um flyer sobre José Maria Escrivá, ainda o tenho ali.

A sugestão, rever/ver Le Havre, de Aki Kaurismäki.

Termino, agora sim, com as palavras de José Augusto Mourão: “Um cristianismo corrompido varre o mundo –isso nota-se no facto de a palavra «sacrifício» acabar por definir o sacrifício de si mesmo. Quando o poderoso humilha o outro, incita-o a instalar-se no estatuto cómodo de vítima e toda a negociação se torna impossível. Ora, há passos a registar, que não são de somenos: da luta de classes passou-se à concertação social, a retórica vitimária deu lugar às negociações salariais.”

Com todo o respeito,


Luís Miguel Dias, docente do ensino básico e secundário neste momento a lecionar a cursos das Novas Oportunidades e que ainda não sabe muito bem respeitar ou desrespeitar o acordo ortográfico, ainda me sinto confuso.

posted by Luís Miguel Dias sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past