quarta-feira, outubro 26, 2011
Da Democracia (7)
Delicioso, não é? E quando menos estamos à espera, ou quando esperamos tanto tempo e depois se vê.
Perguntam os investigadores: “Qual a validade histórica deste debate? Terá ele ocorrido? Se ocorreu, versou realmente sobre as instituições políticas? Sobre se versou este tema, envolveu os conceitos e as expressões que Heródoto apresenta? Procura o historiador reproduzir nesta cena algo que realmente aconteceu, embora filtrado pela perspectiva de um grego? Ou pretende apenas aproveitar um ensejo para exprimir teorias filosóficas e políticas próprias?
Esta discussão sobre as formas de governo é a primeira, na literatura grega, com a tripartição monarquia/oligarquia/democracia. Heródoto parece acreditar que tal debate se realizou e que Otanes defendeu a democracia na Pérsia.”
Mas… mas depois há mais dados:
i) J.A.S. Evans em Notes on debate of the Persian Grandees in Herodotus, “sublinha que as categorias são gregas e os argumentos também”
ii) J.Wells em Hedodotus and Athens “admitiu a hipótese de ter sido um persa helenizado quem narrou este episódio ao historiador” mas há quem discorde;
P.T. Brannan “a segunda hipótese para explicar as ideias gregas contidas nos discursos é pensar que se trata de um exemplo da Escola Sofista, talvez de Protágoras;
Para Enoch Powell “Heródoto deve ter-se inspirado numa fonte grega, porque são gregas as ideias que os discursos reflectem”.
iii) “supor que o historiador pretendeu recontar um episódio, que suscitava algum cepticismo”.
Mas, sim, “parece inverosímil aliar o espírito oriental à democracia, nessa época, mas poderá haver alguma verdade histórica neste facto: a política de Cambises retirou aos nobres muitos privilégios que tinham sob Ciro, o que causou revolta depois da morte de Pseudo-Esmérdis.”
Tudo o que aqui se escreve é retirado e baseado nos diferentes volumes de Histórias e do trabalho dos seus investigadores.
posted by Luís Miguel Dias quarta-feira, outubro 26, 2011