terça-feira, outubro 18, 2011
Da Democracia (2)
As Histórias de Heródoto foram compostas e divulgadas durante a Guerra do Peloponeso (431-404 a.C), como nos diz a nota de rodapé número 219 do volume ___.
As Histórias de Heródoto são um monumento fascinante, um dos momentos da mais alta criação do Homem.
Quando nas aulas tenho de estudar com os alunos o século V a.C. ateniense, e, em particular, a Democracia, nunca o fiz indo muito mais atrás no tempo, ao ainda antes de Clístenes, ou indo mesmo mais ao lado, geograficamente falando. Olhamos, sim, através de e para um friso cronológico onde situamos no tempo o tempo da Monarquia e da Tirania. Mas não costumava ir mais ao lado.
Aliás, quando se chega à Democracia ateniense, ao apogeu ateniense do século V a.C., e se pede aos alunos que reflitam sobre as suas caraterísticas o mais normal, ainda que alertados para isso, é olharem para lá, para as limitações, com os olhos que temos hoje. Os manuais assim os induzem também. É por isso que é preciso dizer para lá escreverem um a ou duas notas. Colar umas páginas manuscritas entre aquelas também não é má ideia. Rasgar, poesia.
E a nota principal, gostei de ler a crónica de Pacheco Pereira aqui há uns dias, que procuro transmitir é a seguinte: no seguimento dos estudos que eles estão a fazer qual foi o sistema político que estudaram antes da democracia ateniense? Como se caraterizava? Então, quando falamos em limitações...
E depois, refrescando, quantos anos passaram do século V a.C. até ao século XX?
posted by Luís Miguel Dias terça-feira, outubro 18, 2011