A montanha mágica

terça-feira, outubro 18, 2011

Cruzaram-se nas minhas leituras destes dias o excelente Deus e Caravaggio, Carlos Vidal 2011, Edições Vendaval e Carlos Vidal, e o excelente Vós aqui, Sr. Brunetto?, de Paulo Pires do Vale, texto do catálogo da exposição de Rui Chafes INFERNO (a minha fraqueza é muito forte), galeria arte moderna e contemporânea João Esteves de Oliveira.

E como lhes segui algumas ligações vou ver se as consigo organizar, afinal anda tudo ligado.

I

1) No capítulo segundo, O desenho sem desenho, Carlos Vidal escreve: “intentam alguns destes autores – sobretudo Venturi, Friedlander ou Wittkower – sublinhar o carácter anticlássico e mesmo revolucionário da pintura de Caravaggio (uma pintura sempre atacada sem desenho, e realmente não se conhece nenhum desenho de Caravaggio, uma pintura que é um pensamento exterior ao desenho, onde o contraste luz-sombra nunca admite gradações nem valores intermédios atmosféricos…), um corte radical na história por vezes matizado por outros autores, como Wittkower que não opta pela total oposição Carraci-Caravaggio; na perspectiva do corte revolucionário com o classicismo (mas não apenas, como veremos), pode pensar-se em Caravaggio como o criador de uma sequência evenemental (utilizando os termos da reflexão filosófica de Badiou a propósito do conceito de «acontecimento», ou emergência do inédito sem precedentes e sem leitura explicativa), na qual o claro-escuro tenebrista, ou o tenebroso, se desreferencializa inclusive do habitual e característico da pintura lombarda contemporânea do artista (um tema a desenvolver, este, o da pintura do norte de Itália), tenebroso que, por exemplo, Giulio Mancini (que nas Considerazioni sulla pintura, de 1617-21, reconhece Caravaggio como protagonista de uma experiência pictórica nova) e Bellori vêem como atentatório dos cânones de beleza de Rafael, de Ticiano ou Correggio, mas também posso acrescentar dos preceitos de cor-luz-sombra e volumetria ensinados por Leonardo; tenebroso caravaggesco que consiste numa sobreexposição lumínica das formas-corpos, sempre alicerçado numa funda e absoluta obscuridade (pois todo o claro-escuro tenebrista é dialéctico, dirão Michael Fried e John Rupert Martin); tenebroso que abre, para Michael Fried, o campo da pintura até ao mundo infinito exterior, interior e exterior confundidos e sem atmosfera.”

E um pouco logo mais à frente: “O que, juntamente com as suas invenções luministas, sem precedentes nem descendência óbvia nos leva a verificarmos estar perante um autor que pensa a pintura nela própria, ou seja, no médium. Ao contrário de Poussin, Caravaggio faz da pintura o palco da sua própria gestação, porque outro não há (e, em Poussin, seja da pintura seja da escultura esse palco é o desenho, ou melhor, o desenho-encenação).”

E depois: “o «homem pintor sem hesitações» ganha forma, pois não apenas não temos desenhos preparatórios como são escassas as emendas realizadas ao longo dos trabalhos.”

E: “ou seja, o momento caravaggesco sobrepõe-se à ideia –a esse instante gravado na pintura chama Fried de «momento Caravaggio»; eu chamaria de «acontecimento Caravaggio» (a que acrescento a invenção do que denominarei uma «luz sem nome»). Recorro aqui ao termo «acontecimento» tal como proposto e definido na filosofia de Alain Badiou.”

2) No ponto quatro Repetição e Excesso, Paulo do Vale escreve: “Neste Desenho a repetição encontra-se também na cor. A ´ordem` da linha é ´sobressaltada´ pela mancha encarnada. Se já a linha era inquietante, a mancha introduz algo de caos. Sobre a perfeição, derrama-se a ameaça e o desastre. O terror que estava entre os órgãos. Testemunhamos um confronto na página, entre a precisão do traço e o inesperado, incontrolável da mancha. O efeito mais evidente é a repulsa, mesmo o nojo. Esse vermelho que pinga, como ferida aberta num corpo e deixa a marca da sua passagem, é sinal: é revelação de um interior vivo. Mas agora, já não em movimento interior, remete para violência do sangue derramado. Retomo (e adapto) a pergunta de Newman: Who`s afraid of red?
Há uma materialidade nestas manchas, que a linha não tem. Colocam o acento na matéria, desviando-nos da ideia. Contrariam e inquietam, no seu carácter excessivo. Sujam o que parecia ideal. Mas não é a história da impureza do sangue que é convocada, mas a do seu carácter salvífico. A do sacrifício redentor. Uma acção que se ultrapassa. Excedente.”

E mais à frente: "Este Desenho é, neste sentido, blakeano, infernal: o caminho do excesso, que antes apontámos como intensificação. Um perigo, mas o artista sabe que é seu dever aceitá-lo: onde maior o perigo, ´também a salvação é pródiga (Hölderlin). É falta de prudência, dirão alguns: o tema, os fragmentos, as referências, a morte, o sangue… A prudência é uma velha companheira da impotência, responderia ele.”


II

1)Voltemos a Deus e Caravaggio: “Mas é também muito pertinente o modo como Stendhal descreve as obras dedicadas a S. Mateus na Capela Contarelli de S. Luís dos Franceses: aí fala-nos Stendhal da presença de camponeses grosseiros mas plenos de energia, algo que poderia alargar-se a outras obras de Caravaggio.
Ora, esta «grosseria» cruzada com «energia», enquanto qualidade figural, não fora obviamente partilhada por Jacob Burckhardt (…) Acusava o pintor de transformar a sublimidade num lugar-comum. Radicalizando as suas considerações, dizia ainda Burkhardt que o escudo com amedusa, dos Uffizi, parecia um rosto com o ar de alguém a quem tinham extraído um dente. Portanto, enquanto Stendhal atribui carácter energético aos modelos proletarizados de Caravaggio, Burkhardt fala-nos de «vulgaridade». E aqui é Burkhardt que erra, por certo. Porque os modelos proletarizados e «sem correcção» de Caravaggio nada podem ter de transgressivo ou «vulgar» para um leitor de S. Filipe Neri, como Caravaggio o foi e outros estudiosos o confirmam (Maurizio Calvesi).

2) Voltemos também a Vós aqui, Sr. Brunetto? : Há um afã de excesso neste Desenho. Um excesso mais devedor do pórtico do gótico que da teatralidade barroca. Compor, montar, sobrepor imagens, acrescentar camadas, gordura, flores esmagadas, manchas de diferentes vermelho-sangue, emblemas-alegorias, símbolos, referências históricas, frases mais ou menos enigmáticas… Excessos de quem parece seguir como conselhos alguns dos Provérbios do Inferno de Blake:

´O caminho do excesso leva ao palácio da sabedoria`.

´A Prudência é uma velha solteirona rica e feia, cortejada pela Impotência.´

´O orgulho do pavão é a glória de Deus.`

´A Exuberância é a Beleza`.

Também pelo excesso, a simpatia de Blake é para com o Demónio: que está ao lado das ´forças da revolução`, da manifestação da Energia da vida –contra a Lei, a escravatura, o bom senso, a mediania e os poderes estabelecidos. Nisso Blake é um companheiro das descidas perigosas de Dante e das escaladas montanhosas de Nietzsche.”


III

1) Da nota de rodapé 104, um excerto: "Paulo [S. Paulo], como Lenine, são modelos revolucionários para Alain Badiou, na medida do seu específico «materialismo»: Lenine através de uma nova sociedade que não pré-existe à revolução, Paulo através do ensinamento de que o sujeito cristão não pré-existe ao que ele próprio, sujeito, declara e prescreve. Deste modo: «1 / O sujeito cristão não pré-existe ao acontecimento que ele próprio declara (Ressurreição de Cristo).”

2) Da nota de rodapé 101: “Kierkegaard, La reprise, p.166 – Constantius, Kierkegaard, que de si dizia que pertencia à ideia, e que quando a ideia o chamava, abandonava tudo, escreveu: ´viva a descolagem do pensamento, viva o perigo de morte ao serviço da ideia, viva o perigo do combate, viva a jubilação solene da vitória, viva a dança no turbilhão do infinito (…)”


IV

Li primeiro A Divina Comédia e só depois A Montanha Mágica e sublinhei nos dois o nome Brunneto Lattini, mas só em Mann li que ele escreveu “um livro sobre as virtudes e os vícios” e que “fora ele o primeiro a esmerilar a cultura dos florentinos e a ensinar-lhes a oratória bem como a arte de dirigir a sua República conforme as regras da política.”

Hans Castorp e o primo Joachim ouviam, num dos seus primeiros excursos, Settembrini: “havia dois princípios que disputavam a posse do mundo: a Força e o Direito, a Tirania e a Liberdade, a Superstição e a Ciência, o princípio da conservação e o do movimento: o Progresso. Podia chamar-se a um o princípio asiático e ao outro o europeu, visto ser a Europa a terra da rebelião, da crítica e da actividade transformadora, ao passo que o continente oriental encarnava a imobilidade, o repouso.”

E mais à frente: “E também deveriam ter ouvido Carducci a interpretar Dante: celebrara-o como cidadão de uma metrópole que defendia contra a ascese e a negação do mundo a força activa que revoluciona e melhora o mundo. Porque, não era a sombra enfermiça e mística de Beatriz que o poeta honrava sob o nome de «donna gentile e pietosa»; pelo contrário, designava assim a sua esposa que no poema representava o princípio do conhecimento das coisas deste Mundo e da actividade da Vida… (…) Porque a Literatura não era outra coisa senão isso: a associação de humanismo e da política, associação que se realizava tanto mais facilmente quanto o próprio Humanismo era política e a política significa humanismo (…) – Aí está! –E passou a falar do «verbo», do culto do verbo, da eloquência, que qualificou de triunfo da Humanidade. Porque a palavra era a honra dos homens, e só ela tornava digna a vida do Homem. Não somente o humanismo mas também a Humanidade em geral, toda a dignidade humana, todo o respeito pelos homens e toda a estima do homem por si mesmo, tudo isso era inseparável da palavra, estava ligado à Literatura.”


V

Por que é que os textos são excelentes?

posted by Luís Miguel Dias terça-feira, outubro 18, 2011

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past