quarta-feira, julho 13, 2011
no princípio do cinema foi um dos filmes de Chaplin e no princípio da televisão foi Rio Bravo, Howard Hawks
e deste tenho gravado em mim como um selo imagens nocturnas de pessoas a moverem-se ofegantes em espaços pequenos entre cabanas ao luar e de arma em punho, movimentos rápidos e errantes em caminhos apertados; rostos sentimentos pegadas
mais tarde li, Silva Melo: "e a estupidez é esta: comovido sempre a olhar para aquilo mesmo nesta inacreditável cassete-vídeo que para aí vendem, com grão e chuva e tão descafeinada como agora os cafés mais caros, eu acredito em tudo o que lá está. Este filme tomou conta de mim --e não há alho nem cravo que me afaste este vampiro aqui mesmo cravado."
e depois ainda antes de Silva Melo, em filmes de John Ford os desfiladeiros entre montes e montanhas, fugas e regressos aos tiros, emboscadas, sítios estreitos, veredas, de respiração difícil
quando ia pela primeira vez a caminho de Bilbao, de burgos para cima, perto de Vitória uma montanha mais ou menos assim em desfiladeiro, lembrei-me
e mais tarde quando encontrei the matter of time de Richard Serra soube que para mim era o mesmo, estava entranhado
há uns dias vi essa associação em Terrence Malick, tremi rasguei-me
foi o que vi agora, também, na quadrado azul com hou negro, de Pedro Tropa
posted by Luís Miguel Dias quarta-feira, julho 13, 2011