terça-feira, março 01, 2011
.
é o título/provocação que algumas vezes utilizo para iniciar conversas sobre hábitos de leitura e de que livros estão a ler e assim mais ó menos.
Para partilhar com algumas turmas no âmbito da semana da leitura que a escola onde leciono está a promover, decidi preparar um documento powerpoint, pela terceira vez na vida, com meia dúzia de preciosos parágrafos, transcritos, do excelente texto As armas desarmantes de Adília Lopes, de Rosa Maria Martelo, que pode ser lido aqui.
O powerpoint pode ser consultado ali em cima no scribd, no canto superior direito.
"“Que as pessoas valham dinheiro e sejam olhadas e avaliadas pelo que luzem é o escândalo absoluto”, indigna-se Adília numa das notas. E um pouco adiante, e depois de ter associado o dinheiro ao poder, acrescenta:
«Horroriza-me o poder e o culto do poder. O dinheiro, o sex-appeal, a inteligência, o snobismo são as quatro faces do monstro do sucesso, do sussexo, esse tigre de papel, esse ópio do povo, de todos os povos, da burguesia e da aristocracia, da massa e da elite, das operárias e das tias, dos psiquiatras e dos carvoeiros. Antes o fracasso, o falhanço. Antes andar aos caídos que aos subidos. Meto no mesmo saco a inteligência porque a inteligência está muitas vezes ao serviço da estupidez.»"
posted by Luís Miguel Dias terça-feira, março 01, 2011