terça-feira, fevereiro 08, 2011
TED TALKS
David Byrne: How architecture helped music evolve
David Byrne: Como a Arquitetura Ajudou a Música Evoluir
"Eis um outro tipo de lugar novo, o aparelho egoísta de MP3. Presumivelmente, foi feito para música cristã. (Risos) E em alguns aspectos é como o Carnegie Hall, ou quando a plateia tinha que ficar quieta, porque agora é possível escutar cada pequeno detalhe. Em outros aspectos, é mais parecido com a música da África Ocidental porque se a música em um aparelho de MP3 fica baixa, você aumenta, e no próximo minuto, seus ouvidos são estourados por uma passagem alta. Assim, aquilo realmente não funciona. Gosto de música pop, principalmente, a que é composta hoje, de um certo modo, é escrita para esses tipos de aparelhos, para este tipo de experiência pessoal onde você pode ouvir os pequenos detalhes mas a dinâmica não muda tanto.
Aí eu me pergunto: OK, isto é um modelo para criação, esta adaptação que fazemos? E isto acontece em outros lugares? Bem, de acordo com David Attenborough e alguns outros, as aves o fazem também. Que as aves na copa das árvores, onde a folhagem é densa, seus cantos tendem a ser bem agudos, curtos e repetitivos. E os pássaros pertos do chão tendem a ter um canto menos agudo, assim o canto não fica distorcido quando é rebatido pelo chão da floresta. E pássaros como o pardal da savana, tendem a ter um zumbido (Reprodução sonora: canto do pardal da savana) tipo chamada. E acaba que um som como esse, é a maneira mais eficiente e prática de transmitir seu chamado através dos campos e savanas. Outras aves, como este saíra, adaptaram dentro da mesma espécie. A saíra na costa leste dos Estados Unidos, onde as florestas são um pouco mais densas, tem um tipo de chamado, e a saíra do outro lado, no oeste,♫ (Reprodução sonora: canto da saíra escarlate) tem um tipo diferente de chamado. (Reprodução sonora: canto da saíra escarlate) Assim as aves também o fazem."
posted by Luís Miguel Dias terça-feira, fevereiro 08, 2011