A montanha mágica

terça-feira, setembro 07, 2010

If you ever go to Houston (40)



LMD, sem título, 2010



1. Entre 1975 e 1979:

"as vítimas eram eram violentamente espancadas, electrocutadas ou sufocadas com sacos de plástico enfiados na cabeça. Eram despidas e as partes genitais submetidas a choques eléctricos", "por detrás de todos estes crimes, por detrás de todas estas torturas este homem controlava inteiramente e conscientemente a máquina criminosa da S-21 (nome pelo qual era conhecida a prisão)", "em geral, cortávamos a garganta aos presos. Degolávamo-los como frangos", "o editorialista do jornal Le Monde de 27/7 escreve ´aqueles que queriam saber, sabiam, através de algumas notícias transmitidas sobretudo por religiosos. Mas poucos quiseram olhar a verdade de frente e o Le Monde teve a sua quota-parte nessa cegueira`".

excertos retirados da crónica No inferno dos Khmer vermelhos, de Esther Mucznick, jornal público, 12 de Agosto de 2010.


2. Jornal Público, 20 de Agosto de 2010, com Christopher Hitchens:

"Sente-se insultado quando as pessoas dizem que rezam por si?
Não, não, aceito-o desde que o façam para a minha recuperação. Mesmo que isso não mude nada.

Posso dizer [Jeffrey Goldberg, num blog da Atlantic] que ele não se importa, seja de que maneira for, com o que vocês pensam ou rezam, mas naquilo que me diz respeito e a toda a equipa da Atlantic deixem-me dizer-vos: vão-se foder. Acredito que Deus me vai desculpar por esta [dirigindo-se às pessoas que lhe enviaram e-mails a dizer que as suas preces não eram para desejar a recuperação de Hitchens]."


3. 13 e 14 de Agosto de 2010:

Obama: Muslims have right to build mosque near 9/11 site

Muslims have the right to practice their religion" just like anyone else. "That includes the right to build a place of worship and a community center on private property in lower Manhattan, in accordance with local laws and ordinances," Obama said at an Iftar dinner at the White House honoring the Muslim holiday of Ramadan. "This is America."

Obama said he understands the emotions aroused by the issue, including the objections of 9/11 victims' families who want the Islamic center to be built elsewhere in the city. But he said that the terrorists who attacked the World Trade Center do not represent Islam, but are killers distorting a great religion.

"That's who we are fighting against," he said. "And the reason that we will win this fight is not simply the strength of our arms, it is the strength of our values."

as reacções:

Uma organização de famílias de vítimas do 11 de Setembro reagiu com indignação perante as palavras assertivas do Presidente: "Barack Obama abandonou a América no local onde o coração da América foi partido há nove anos, e onde os seus valores verdadeiros foram mostrados para todos verem", afirmou, num comunicado, Debra Burlingame, co-fundadora das Famílias de 9/11 para uma América Segura e Forte. "Agora este Presidente declara que as vítimas do 11 de Setembro têm de carregar mais um fardo... Estamos estupefactos."


4. Depois de em Itália, para aí há 4 anos atrás, o governo de Romano Prodi ter começado a dar ouvidos a vozes que pediam a expulsão de todos os romenos por um deles ter assassinado um cidadão romano, o Repubblica chegou mesmo a fazer capa de expulsão; Berlusconi; agora Agosto de 2010:

"Mas, horas depois, os aliados do Presidente voltaram à carga. “Não evacuamos os acampamentos porque eles são ciganos [...] mas porque há uma realidade a que não podemos fechar os olhos”, disse o ministro do Interior, Brice Hortefeux. “E a realidade é que, hoje em dia em Paris, um em cada cinco roubos é cometido por um romeno”, disse o ministro, segundo o qual os crimes praticados por estes estrangeiros na capital “aumentaram 259 por cento em 18 meses”.

A evacuação dos acampamentos é, por isso, para continuar, como é para continuar a expulsão dos que ali viviam. Besson revelou que desde 28 de Julho – data em que Sarkozy prometeu mão dura contra o crime – já foram repatriados 979 cidadãos romenos e búlgaros, dos quais 828 de “forma voluntária”.

Mas agora Paris quer alargar as situações em que um estrangeiro pode ser “conduzido à fronteira” – a forma mais coerciva de expulsão – para incluir nelas o roubo e a “mendicidade agressiva”. Uma interpretação radical da directiva europeia de livre circulação que permite aos estados expulsar cidadãos comunitários, mas apenas quando estejam em causa “razões graves” de ordem, segurança ou saúde pública."


5. O excerto que a seguir se segue encontra-se no jornal público de sábado, dia 4 de Setembro de 2010, na página 16, e até lá chegarmos não vimos nenhuma chamada na capa e para quem como eu lê o jornal do fim para o princípio nem no editorial se lê nada. Anote-se, e sublinhe-se. Só apetece dizer foda-se, foda-se, foda-se.

"É um tema que nehum político alemão gosta de abordar: o impacto da imigração no tecido social e económico do país. Sarrazin escreveu que a integração de comunidades muçulmanas, e a sua elevada taxa de fertilidade, levará ao declínio económico da Alemanha e à erosão do seu ´coeficiente de inteligência` colectiva - o país estaria a ficar ´mais burro ` em resultado da ´imigração descontrolada`, alegou (...) nomeadamente quando Sarrazin se refere às ´predeterminações genéticas` dos judeus que os diferenciam de outros grupos étnicos."


6. Jornal Público, Sábado, 14 de Agosto, 2010, P2:

“Este cenário não nasceu ontem, mas o homicídio do dono de um rancho no fim de Março, atribuído a um imigrante ilegal, combinado com o facto de 2010 ser um ano de eleições para o Congresso, levou um punhado de republicanos do Arizona – incluindo o senador John McCain e a governadora Jan Brewer – a exigir maior protecção da fronteira (um eufemismo que, na verdade, quer dizer: encerramento da fronteira). E abriu caminho para uma nova lei em que o Arizona reclamava o direito de questionar qualquer ´suspeito ` sobre o seu estatuto de cidadania ou residência.”


7. Aqui há três, quatro anos Nuno Melo, na Assembleia da República, enchia o peito, que à lapela tem as insígnias, emblema, símbolo, de um partido que se diz democrata cristão, e exalou do mesmo fedor: os indigentes que por aí andam isto e aquilo, e mais assim e mais assado.


8. No telejornal, RTP1, do dia 21/8 José Alberto de Carvalho, cada vez mais repugnante, abre o programa que apresenta a dizer que no conflito no Rio de Janeiro há uma linha e ele diz "se me é permitido, aqui na zona [apontando num mapa no computador] nesta zona, entre o bem e o mal"... uma zona entre o bem e o mal, foi o que ele disse. Assim. Sem mais. Ponto. "Se me é permitido... entre o bem e o mal". Jasus. Quando é que editará um livro?


9. A certa altura do mês de Agosto uma palermice intitulada, chamada de polémica Bolaño, que ele isto e que ele aquilo, que os livros dele, este e aquele, assim e assado, diziam leitores que não tinham conseguido passar da página tal e outros arrependiam-se de ter comprado o livro que aquele dinheiro tinha sido desperdiçado e que agora não sabiam o que mais fazer da vida, outros que não percebiam, que não aguentavam que lhes contassem sonhos, outros queriam uma frase, uma só frase que lhes mostrasse um qualquer eldorado e não a conseguiram encontrar, outros que outros se aproveitaram, a maior parte a dizer merda pela boca fora... bláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábl
bláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblá
bláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblá
blábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblá
bláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblá
bláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblá
bláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblábláblá
blábláblá
Embora não simpatizando com quem edita Bolaño por cá e também com o muito mau gosto das sessões de lançamento e algumas capas, agradeço-lhes quase todos os dias e estou sempre à espera de encontrar outro nas livrarias. Às vezes não estamos preparados para certos livros e assim, é a vida; a não ser que se queira mais visitas nas páginas de blogues, esperem pela vez e quando ela vier, se chegar, façam, ainda assim, uma festa.
Melquiades Estrada teve três enterros.

posted by Luís Miguel Dias terça-feira, setembro 07, 2010

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past