quarta-feira, fevereiro 10, 2010
Taganrog, Anton Tchékhov: 150 anos 150 posts (1/150)
Estranhei dar de caras olhos barriga com este livro naquele sítio, com aquele custo. Procurei o tradutor, procurei do autor.
Já o tinha folheado aleatoriamente algumas vezes mas agora é que foi, é.
O livro acabou de se imprimir na tipografia Nunes, R. José Falcão, 57 -Porto, em Julho de 1960, traduzido por João Gaspar Simões para a colecção das grandes biografias da Editorial Aster, Lisboa.
Calo-me e começamos já.
"Tchekov nasceu a 16 de Janeiro de 1860 (o dia do santo de Tchekov, isto é, o santo do seu nome, é 17 de Janeiro. Como, na Rússia, se festeja o dia do santo e não o dia do nascimento, várias vezes tem havido confusões quanto à data exacta do nascimento do escritor, que alguns biógrafos dão como sendo 17 de Janeiro."
[...]
Tchekov nasceu um ano antes da libertação dos servos, mas pouco podia lembrar-se da grande vaga de liberalismo que produziram as reformas agrárias de Alexandre II em todo o país. No entanto, pouca simpatia devem ter despertado essas reformas no seu lar patriarcal. No tempo em que principiou a ir à escola, já não restavam na Rússia vestígios das ideias liberais, e o governo do país fazia o possível para que essas ideias se não espalhassem nas escolas.
No que diz respeito à vida literária, o ano do nascimento de Tchekov assistia à fuga dos assinantes da progressiva revista de Nekrassov, A Revista Contemporânea, por causa de terem deixado o jornal Turgueniev, Tolstoi, Gontcharov e Grigorovitch, os quatro grandes romancistas da época. A crise foi provocada pelo facto de Nekrassov se ter recusado a aceitar o ultimato de Turgueniev para não publicar na revista o artigo crítico de Dobroliubov ao seu livro, Nas Vésperas, no qual se exprimia a ideia de que o russo Insarov em breve apareceria a lutar pela libertação da Rússia das mãos dos opressores do povo. Um ano antes, Gontcharov terminara o seu famoso romance Oblomov. Tolstoi principiara a escrever a Guerra e Paz, que começava a aparecer cinco anos mais tarde. Além de Nas Vésperas, Turgueniev publicara já mais dois romances, nomeadamente Rudine e Um ninho de fidalgo, mas ainda ia escrever Pais e filhos, o qual seria publicado dois anos depois. Dostoievski acabava de ser autorizado a regressar a Petersburgo após a sua prisão e exílio na Sibéria, e o romance onde ele descreveria as suas experiências de penitenciário, Recordações da Casa dos Mortos, apenas apareceria um ano depois, em 1861, enquanto Crime e castigo só viria à luz seis anos mais tarde. O grande escritor satírico russo, Saltikov-Chtchedrine, que tão grande influência exerceria sobre Tchekov no primeiro ano da sua carreira de escritor, apenas conquistaria renome três anos depois, com a colecção de histórias da província, Apontamentos provincianos.
A literatura russa, especialmente o romance russo, contava, no entanto, grande número de obras-primas prontas a aparecer na altura do nascimento de Tchekov, embora quando ele saiu da escola, em 1879, muitas delas já tivessem vindo à luz."
David Magarshack (trad. João Gaspar Simões), Tchekov, Editorial Aster, Lisboa, 1960.
posted by Luís Miguel Dias quarta-feira, fevereiro 10, 2010