A montanha mágica

quinta-feira, fevereiro 25, 2010

If you ever go to Houston (27)





CPV, fotografia de máscara grega, 2009



1. Duas inquietações me têm tentado, e como não as leio nos melhores cronistas da praça, aí vão:

primeira: qual é/seria o objectivo de um indivíduo que estando a exercer o cargo de primeiro ministro da república portuguesa tenta ter um conjunto de órgãos de comunicação social dóceis para si e para os seus governos? Este indivíduo pretende/pretendia o quê?
Quantos mais anos pretende/pretendia passar neste cargo? Será que muitos? Mais, faz, faria intenções disso? Para muito tempo?

segunda: a segunda decorre da primeira: se não faz ou fazia intenções de passar muito mais tempo no cargo para e por que é que se leu o que se leu a seu respeito? Ou, voilà, seria para deixar o seu partido numa posição muito confortável com os meios de comunicação social?
Tiraria dividendos mais tarde? O partido não diz nada porquê?

A não ser, claro, aquele senhor que disse uma vez que se Jesus Cristo fosse vivo era mação. Viram/ouviram a autoridade vs certeza com que ele disse que este caso do face oculta ia resultar em nada? Como é que é possível alguém falar assim, numa República?


2. No início da semana um programa, Sinais de Fogo, apresentado por Miguel de Sousa Tavares. No decorrer desse programa, entrevista ao primeiro ministro de Portugal.

Já não leio o que Sousa Tavares escreve nos jornais há muito tempo, ainda menos o que escreve sobre futebol. Sabe-se o que a casa gasta.

Não sei o que ele escreveu, se escreveu, e o que disse sobre as escutas disponíveis na net sobre conversas que envolviam o presidente dos dragões mais uma série de pessoas ligadas a diferentes sectores do futebol português dos últimos 20 anos.

Não sei o que pensou, se escreveu ou disse, também não interessa, mas Sousa Tavares conversou com um primeiro ministro que com mais uma série de pessoas muito próximas de si foi/têm sido? escutados, da vida económica, política e jornalística dos últimos 6 anos portugueses.


3. Sentei-me agora aqui a pensar que ia adiantar algum do trabalho que tenho pela frente mas como fui ali e já vim e como já ando para o fazer há pelo menos para aí há um mês aí vai.

A nova emanação do ex-ministro da defesa/informação iraquiano de Sadam que dizia... bom, vocês lembram-se, é a massa adepta do clube de futebol mais representativo da cidade do Porto.
E é uma massa em que muitos deles não têm vergonha na cara (muitos escrevem crónicas sobre futebol, que se reflectissem bem os impossibilitaria de escrever mais sobre o que quer que fosse; não vale dizer que no futebol vale tudo). Quem a representa hoje muito bem com aquelas falinhas e argumentinhos e queixinhas é o actual treinador do SC Braga; eu que por tudo implorava para que os bimbos do distrito de Braga jamais fossem como os tripeiros do Porto! Implorava sim, é que é uma diferença ontológica que não se pode contar em meia dúzia de palavras (jamais são o norte, e jamais são os coitados dos perseguidos e ignorados do país), fica para outros dias.

Não têm vergonha na cara e parecem ter ainda menos desde que as escutas a conversas que envolvem o seu presidente e outros dirigentes do seu clube pululam por aí na net, escutas essas que o tribunal valorou como valorou.

Mas mesmo assim, quais são os argumentos dessa massa adepta? Que o futebol português é uma vergonha, o SLB é levado ao colo por árbitros incompetentes e da liga, é uma vergonha todos os fins de semana, e por aí fora.

Antes de mais dizer isto: vergonha, vergonha, é o clube mais representativo da cidade do Porto estar só a seis pontos do Benfica e a 5 do Braga. Isso é que é uma vergonha. Apontar, se faz favor.

Depois: é verdade que a arbitragem do SLB no jogo em que Luisão pontapeia um adversário no chão foi má de mais, horrível, porque depois ainda houve mais casos, é verdade. O SLB devia ter terminado aí com 7 ou 8 e os outros aí com 8 ou 9. Mas o que é ainda mais verdade é que arbitragens dessas é o que temos visto desde há 20 anos. Exemplos?

Só deste ano e mais grave que a de Luisão, a de Bruno Alves (é uma risota saber quantos amarelos é que este jogador já viu na primeira divisão) já em queda pontapeia um jogador adversário na cabeça com o árbitro a assistir e a nada ver. A de Luisão é o que é mas esta é para lá do não sei o quê.

O mesmo árbitro que não expulsou Luisão, o ano passado não viu um penalty claríssimo (estava de frente para o jogador que com o braço dominou a bola dentro da grande área) no jogo Leixões-Benfica, mas no Leixões-Porto já viu um lance de penalty com uma clareza que na televisão só à terceira. Coitado do leixões, dizem-me hoje que anda pelo fim da tabela, dizem-me que deste o 0-4 o ano passado com o clube mais representativo da cidade do Porto nunca mais se levantou.

Claro que isto vai parecer uma peixeirada mas não há outra forma.

Recuemos 20 anos, é muito não? É mesmo muito.

A RTP Memória podia recuperar o jogo Leiria-Porto para aí de 1988, 89 ou 90. Ia ser uma festa. Passem-no, vejam.

Depois não sei se se lembram daquela peitada de Kostadinov a um bandeirinha no estádio da luz, acho que nem amarelo viu.

O guarda Abel.

Os balneários do estádio da equipa mais representativa da cidade do Porto a cheirarem a bagaço.

Aquela gente toda que se via perto do túnel das antas em qualquer jogo.

E por aí fora.

Só o ano passado acho que o clube mais representativo da cidade do Porto ganhou os últimos catorze jogos. 14 vitórias, estão a apontar? Digam outra equipa, se faz favor, de outra modalidade qualquer.

Até ao luto decretado pelo Sporting Clube de Portugal, que, diga-se, o levou à comemoração de títulos.

Num programa de um dos canais do Estado (oxalá estejam lá a fazer aquelas figurinhas sem que a rtpn lhes esteja a pagar o que quer que seja) os argumentos são do que pior a nível intelectual se pode ouvir/ver/imaginar.

Vejam lá que quem lá está a defender as posições do sporting e a atacar o Benfica é o mesmo indivíduo das sondagens da universidade católica, que geralmente ou muitas vezes dão os resultados que dão. É irónico, não é? Isto é uma maravilha.

Mas é a vida.

De que se queixa a massa adepta do clube mais representativo da cidade do Porto? Por ir a seis pontos do SLB e a 5 do SCB?

Para terminar, já vai muito longo, lembram-se de nos finais de oitenta inícios de 90 a rtp porto emitir peças/reportagens do presidente da equipa de futebol mais representativa da cidade do Porto no aeroporto Sá Carneiro com uma cassete de vídeo nas mãos, em grande plano? Dizia que ia à sede da UEFA mostrar escândalos do futebol português.


posted by Luís Miguel Dias quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past