terça-feira, agosto 11, 2009
.JOÃO CORAÇÃO:«Muda Que Muda»
(MTV BN Tapete Voador 1.02)from Almotasim on Vimeo.
Excertos de João Bonifácio:
"Em noite de "não mais fé", pode dizer-se, usando alguma liberdade de linguagem, que Deus também esteve do lado dos crentes, mais propriamente da Flor Caveira, editora de músicos protestantes sediada em Queluz. Actuaram em modo "uns por todos e todos por um": houve concertos de Samuel Úria, João Coração, Tiago Guillul, Os Pontos Negros e Bruno Morgado, e houve dezenas de músicos em palco, trocando instrumentos, cantando e tocando nas canções dos outros.
Para assistir ao Giro Flor Caveira houve que abdicar de grande parte do concerto dos Jet. Para assistir ao concerto dos Faith No More assistiu-se apenas às prestações de Úria, Coração e Guillul. Que foram, em termos subjectivos, extraordinárias. Úria (e banda) lembraram a mítica The Band. Coração apresentou-se de preto, e a dado momento virou as costas ao público, com a guitarra de pernas para baixo nas costas: era a imagem decalcada de Johny Cash. Fiel ao espírito do Man In Black, Coração acelerou as canções fazendo-as ganhar um ritmo vertiginoso, gritou as letras, dançou de pernas abertas e converteu gente que perguntava "Quem é este tipo?" ou exclamava (acreditem) "Mas isto é português!".
Na magnífica Muda que muda, as gentes da Flor Caveira invadiram o palco, cantando, dançando, no que se presume ser espírito comunal e festivaleiro. Tiago Guillul não quis ficar atrás e em três canções (Isto é folclore, Beijas como uma freira e Dentes de lobo) deu uma lição de como fazer canções em português e mostrou como a pop se pode unir ao gospel.
Umas horas depois do concerto, Úria confidenciava que "Deus iluminou a Flor Caveira" - e de facto para uns quantos houve ali uma epifania."
posted by Luís Miguel Dias terça-feira, agosto 11, 2009