A montanha mágica

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

quem és tu?





O título do post anterior foi escolhido a partir das palavras que Carlos Arbiol e José Tolentino Mendonça, em duas brilhantes comunicações, deram a ouvir a quem esteve presente no Auditório Vita - Seminário Menor, na passada quarta-feira, em Braga, no âmbito da XVII Semana de estudos teológicos sob o tema Paulo de Tarso, quem és tu?:

Prof. Doutor Carlos Arbiol (Faculdade de Teologia da Universidade de Deusto - Bilbao): Paulo, antes e depois. Panorâmica dos contextos paulinos.

Prof. Doutor José Tolentino Mendonça (Faculdade de Teologia - Lisboa): A palavra como auto-retrato.

Como me esqueci do moleskine em casa, e não quero citar mais de memória, não tirei as notas que queria e devia, esperarei. Aqui darei nota.


Uma outra nota diferente: acho que nunca a escrevi aqui, é sobre a Bíblia d'Almeida, publicada pela Assírio & Alvim.
Podemos ser crentes, não crentes, e por aí afora até ao infinito das possibilidades mas não devemos ou não podemos ignorar ou silenciar aquilo que de melhor se faz, onde quer que seja e mais ainda por cá onde a nossa vista e o nosso olhar são mais do que uma simples lupa.

Mas foi o que aconteceu, mas é o que acontece. Claro que se percebe, e claro que não se percebe. Capelinhas, nichos, interesses, invejas, ciúmes, enfim, tudo da natureza humana. Se não conseguimos distinguir o que é genial, ou não queremos, morremos, matámo-nos, todos os dias, por dentro e por fora.

É do que se trata, quando se fala da Bíblia d`Almeida: génio, genial, costumo dizer, quando falo dela a alguém, que é um colosso da arte portuguesa, a nossa capela sistina móvel.

Aqui há dias Ilda David deu uma entrevista, ao ípsilon, coisa rara, e boa, pelo menos para os meus olhos. Ficam uns excertos mas aqui está completa.


"Referindo-se ao acontecimento na estrada de Damasco, Teixeira de Pascoaes dizia que se tinha consumado "o mais surpreendente dos milagres", o milagre que, como acrescenta, "deu à pessoa de Paulo um resplendor extraordinário". Na pintura que explora este acontecimento, é possível contemplar esse resplendor?

É difícil responder. A luminescência desse resplendor fazia parte da estratégia do desejo. Mas evoco só a sombra dessa luz que foi S. Paulo a partir do acontecimento de Damasco.

Paulo foi, como dizia Pascoaes ao aludir à natureza quer judia quer grega do apóstolo, uma estátua de bronze sobre mármore?

Li e reli o livro de Pascoaes, que me acompanhou na elaboração das pinturas. Há uma imagem que me ficou: a sombra de Paulo projectada nos mármores brancos de Atenas.

Voltemo-nos agora para a sua técnica pictórica e para a forma como explora os textos. Disse numa entrevista à edição online do Círculo de Leitores que quando ilustra "quero que haja uma relação muito próxima com o texto". Como é que chega aí? Como é que alcança essa máxima sintonia e afinidade? No caso do trabalho para a edição da Bíblia d'Almeida, sentiu alguma vez o risco de poder nem sempre estar a `fazer justiça' ao texto?

Pois, é difícil. A proximidade com o texto é sempre muito subjectiva. Quando fixo uma imagem, é como se estivesse a querer escrever uma ideia para não me esquecer. Só que não a escrevo, desenho-a. Passados dias, podia fazer uma imagem diferente. O texto é tão subtil. Ainda que seja possível a discordância, ele permite fazer sempre inéditos. A sua riqueza pode representar-se de tantas formas. Por vezes, a mesma imagem explora-se em perspectivas várias. E o texto não é traído. Aproximo-me da eloquência do texto com uma mão cheia de possibilidades.

Na mesma ocasião, afirma que tenta reagir ao texto "e as coisas vão aparecendo". Que tipo de emoções, de sentimentos, de afectos, lhe desperta o texto bíblico, já que situa o projecto para lá do mundo da consciência?

Quando se regressa ao texto há uma evolução. Pode haver pequenos ajustes. É uma tarefa inacabada. Imaginação até ao infinito. No texto bíblico encontra-se a eloquência. Como exemplo, refiro Mark Rothko com as pinturas abstractas que fez a partir do Deuteronómio. As telas têm as medidas das cortinas e as cores indicadas para a construção do templo. São muito espirituais. Embora difusas, nota-se que houve grande aproximação ao texto. As imagens demasiadamente explícitas podem tornar o texto banal. Evocar o texto de uma forma não explícita pode aproximar-nos mais dele.

Confessou que agora se sente próxima dos mais antigos ilustradores da Bíblia, pela luz, pelas cores, pelas vozes, pelas formas... Considera a Bíblia uma terra de luz ou encontra nela trevas, pausas, silêncios; João Barrento fala nos "brancos da respiração do hebraico" - quer comentar? E já agora, na sua opinião, quais são os tons da voz de Deus? É uma voz ou são várias?

É uma voz e são várias. A Bíblia é um prodígio de leituras. E por isso é importante atender aquilo que os outros fizeram. Admiro imenso os frescos paleocristãos, por exemplo. Também Rembrandt fez belíssimas representações bíblicas. Tenho ainda admiração pela arte antiga e medieval.

Quais as principais dificuldades que encontra no momento de ilustrar os livros bíblicos, sendo que, como dizia Claudel, a Bíblia é "um imenso vocabulário"?

Para um imenso vocabulário só um imenso imaginário. Mas pode-se voltar sempre lá. Porque as histórias são sempre sugestivas. Cresço na leitura, retenho coisas sem precedentes.

Partindo daquele princípio enunciado por Tolentino Mendonça segundo o qual, ao contrário do texto escrito, "as imagens não fixam, interpretam", as suas imagens são neste caso autónomas ou ‘apenas’ uma ilustração da palavra? O seu trabalho é, como diz Ana Marques Gastão, feito de palavras, ou situa-se para além delas?

Recordo Rembrandt. Ao olhar para as gravuras podemos ler as palavras, embora autónomas. A palavra tem uma força própria. A imagem autonomiza-se. Não precisa da palavra para ser o que é. No entanto, foi inspirada por ela.

Como lê a Bíblia? Considera a sua pintura oração policromática ou, de certo modo, uma esplêndida espiritualidade da beleza? Há nela uma ‘teologia visual’?

Todas as vezes que leio os textos sagrados tenho vontade de memorizá-los. Faço isto com desenhos. Inspira-me. Tenho-a por companheira. E o seu esplendor nas minhas pinturas bíblicas pode servir a beleza da espiritualidade e da teologia."


Sobre o S. Paulo de Teixeira de Pascoaes, se vale a pena dizer mais o que quer que seja só dizer que é genial e que Thomas Mann quando o leu o assim considerou também, apenas corrigindo que há uma ou outra passagem menos precisa, mas...

posted by Luís Miguel Dias segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past