A montanha mágica

terça-feira, dezembro 30, 2008

Imenso Poeta da Cena

26.12.2008 - Jorge Silva Melo





Steve Forrest/Insight-Visual for The New York Times

Harold Pinter in his writing studio in London in 2007



"Não tinha apenas um ouvido afinadíssimo para os perigos que se escondem nas palavras banais, não tinha apenas um gosto acutilante pela escassez dos meios, tinha o génio luminoso de encurtar caminhos, abrir fendas, descobrir malentendidos, revelar suspeitas, cruzar tempos passados e mentiras: Harold Pinter é um dos maiores poetas do teatro (e não é de agora; é de sempre). E se digo "poeta" é porque ele insistiu na língua como coração da acção teatral, e na língua encontrou aquele seu extraordinário pêndulo que oscila entre a aparência e outra aparência, a inquietação e a outra memória.

Escritor sucinto, filho da fenomenologia dos Assassinos de Hemingway (que, rapaz, leu, misturando-lhe o Molloy de Beckett), escritor que nunca se extraviou, lento, reconhecível em qualquer linha, intraduzível, de tal forma a sua arte (volto ao adjectivo: poética) se funda nas virtualidades da língua, foi o encenador exacto dos seus textos (mesmo quando não os dirigiu). Com efeito, é difícil escapar às suas indicações, impossível contrariar em cena o local onde prevê os móveis - ou colocar noutro aparador as inúmeras bebidas das suas peças. Meticuloso, imensamente simples, pragmático, acreditou num teatro que é o corpo vivo da palavra na sua forma mais banal, o diálogo.

Intraduzível, é uma enorme alegria traduzi-lo. E são grandes tradutores os que permitiram que o seu teatro (tão inglês como o de Shakespeare, décadas de poesia depois) entrasse pelas grandes cenas do mundo. Grandes intérpretes ousaram ouvir-lhe os silêncios estranhos e a febril quebra que trazem ao diálogo. Poucos, no entanto, os encenadores de nome-a-defender que ousaram dedicar-se-lhe (como a Beckett em vida?), pois encená-lo é obedecer-lhe, seguir-lhe a contradança das propostas, é impossível sobrepor ao seu o intermediário gesto dos comissários de gosto: Pinter enche o palco na primeira pessoa, consegue sempre estar lá, ele e os seus actores.

Agora que se fecha a sua aventura - ele que tão atento foi às mudanças da nossa vida até mesmo agora, até ao genial Apart from That de 2006 (que se pode ver no youtube) - que temos de fazer, aqueles, poucos e bem aventurados, que ainda pensam que no centro do palco, explosiva, havia de romper a palavra? Fazê-lo, sim, montar-lhe as peças, sim.

Mas sobretudo escrever. É que, generosa, a escrita de Pinter incita à escrita, não paralisa, não impede o novo gesto. E isso o disseram claramente Sarah Kane ou Spiro Scimone, Jon Fosse, Juan Mayorga ou David Harrower, os meus amigos.

E quem o quiser ver claramente, é pegar no recém-publicado Teatro de José Maria Vieira Mendes (Cotovia) e ver como até nesta longínqua parvónia, a sua ampla escrita ecoa, informa, se prolonga e reformula: vive.

(E pensar que apenas duas vezes se viu Pinter nesses nossos Teatros Nacionais, uma, em 1967, ainda com Amélia e pela mão de Artur Ramos; outra, em 1978, na Sala Estúdio e pela mão de Graça Lobo, a incorrigível!)"


Apart From That (Harold Pinter)


posted by Luís Miguel Dias terça-feira, dezembro 30, 2008

Comments:
Encontro de Bloggers
O FCC09 apresenta o primeiro Encontro Nacional de Bloggers de Cultura e/ou Criatividade!!
Este evento, a realizar no dia 08 de Fevereiro de 2009, inserido nas actividades do FCC09 tem por objectivo, reunir a comunidade de criadores de blogues, relacionados com as áreas do Património, Museus, Arte, Cultura e Indústrias Criativas, e criar um espaço informal de debate, discussão e partilha de ideias e experiências.
O registo como Blogger pode ser feito no nosso site, em Escreva-nos/Registo, e dá direito a um "Pass Blogger", que permite a entrada gratuita em todos os dias do TEMPUS e da CONCEPTA.
Para efectuar o registo como Blogger, deverá possuir um Blogue na área da Cultura ou Criatividade e nele introduzir uma referência ao FCC09 e um link para o nosso site (www.inovaforum.org).
 
Enviar um comentário
Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past