domingo, novembro 02, 2008
quinto capítulo da segunda parte (1/3)
Anselm Kiefer, Naglfar, 1998.
Sobre Dostoievski
Ontem à noite reli o quinto capítulo da segunda parte de Os Irmãos Karamazov, o capítulo em que Ivan devolve o bilhete de entrada no universo que Deus criou, e dei por mim a soluçar incontrolavelmente.
São páginas que já li inúmeras vezes e contudo, em lugar de me ter habituado à sua força, dou por mim cada vez mais vulnerável perante elas? Porquê? Não é que eu tenha afinidades com as opiniões um tanto ou quanto vingativas de Ivan. Ao contrário dele, creio que a maior de todas as contribuições para a ética política foi dada por Jesus quando incitou os injuriados e ofendidos de entre nós a darem a outra face, quebrando assim o ciclo da vingança e das represálias. Por que razão me faz então chorar Ivan, contra a minha vontade?
A resposta não tem nada a ver com ética nem com política; tem tudo que ver com a retórica. Na sua tirada contra o perdão, Ivan usa despudoradamente o sentimento (as crianças martirizadas) e a caricatura (proprietários ruaris cruéis) para promover os seus fins. Muito mais poderosas que a substância da sua argumentação, que não é forte, são as notas de angústia, a angústia pessoal de uma alma incapaz de suportar os horrores deste mundo. É a voz de Ivan, tal como entendida por Dostoievski, e não o seu raciocínio, que me arrebata.
Serão reais esses tons de angústia? Será que Ivan sente «realmente» o que pretende sentir, e será que em consequência o leitor compartilha «realmente» os sentimentos de Ivan? A resposta a esta última pergunta é perturbante. A resposta é sim. Aquilo que a pessoa reconhece, ao mesmo tempo que ouve a voz de Ivan, ao mesmo tempo que pergunta a si própria se quer levantar-se, segui-lo e devolver igualmente o seu bilhete, ao mesmo tempo que pergunta a si própria se não é mera retórica («mera» retórica) que está a ler, ao mesmo tempo que pergunta a si própria, chocada, como pôde um cristão, Dostoievski, um seguidor de Cristo, permitir a Ivan palavras tao poderosas --mesmo no meio de tudo isto há espaço bastante para pensar também: Louvado seja Deus! Até que enfim a vejo diante de mim, a batalha levada ao seu mais alto nível! Se a alguém (Aliocha, por exemplo) for dado derrotar Ivan, por palavras ou pelo exemplo, então a palavra de Cristo será de facto vingada para sempre! E por conseguinte a pessoa pensa: Slava, Fiodor Mikhailovich. Que o teu nome ressoe para sempre nas galerias dos famosos!
E sente-se também grata à Rússia, à Mãe Rússia, por estabelecer diante de si com tão indiscutível certeza as bitolas em cuja direcção todo o romancista sério deve mourejar, mesmo que sem a mais ténue probabilidade de lá chegar: a bitola do mestre Tolstoi, por um lado, e a bitola do mestre Dostoievski, por outro. Pelo seu exemplo torna-se melhor artista; e com melhor não quero dizer mais habilidosa, mas eticamente melhor. Eles aniquilam as nossas pretensões mais impuras; desenturvam-nos a vista; fortificam-nos o braço.
in J.M.Coetzee (trad. J. Teixeira de Aguilar), Diário de Um Mau Ano, Dom Quixote, 2008.
posted by Luís Miguel Dias domingo, novembro 02, 2008