A montanha mágica

sábado, novembro 15, 2008

Passei metade da manhã de hoje com SOB UM FALSO NOME, de Cristina Campo.
Aqui fica um fragmento de Uma misteriosa americana que teve como arauto T.S. Eliot. Retrato de Djuna Barnes.
Os cinco dias sem dizer nada, peço desculpa.


"Uma misteriosa americana que teve como arauto T.S. Eliot. Retrato de Djua Barnes


Vinte ou trinta anos representam pouco numa vida que baniu dos seus limites o aplauso, essa mortal medida do tempo. Existe em Nova Iorque --ou em Paris?-- uma elevada mente feminina, uma artista pura, cujo nome acontece ficar sempre de fora em todos os repertórios: Djuna Barnes. Ela podia ser, para aqueles que a conhecem, a grande desconhecida do século XVII, uma espécie de Condessa de Winchilsea. Dela aparece um trabalho todos os vinte anos. Dela se conhece apenas um retrato que, para ser perfeito, mais parece uma máscara fúnebre. Nele Djuna Barnes surge em perfil branco: um pequeno chapéu preto aperta-lhe a cabeça, e dele se suspende, ocultando o perfil, rígida como as grades de uma prisão, a grossa rede de um véu preto. O lábio inferior habsbúrgico, um pouco saído, e o nariz perfeito, desolado, inclemente. O pescoço esbelto, envolto numa gola de pele, está descoberto, e se eu o olhar melhor, indiferente, com essa indiferença terrível dos desarmados. Uma pérola brilha no lóbulo precioso da orelha. É o retrato de uma mulher sem idade, que lança a sua inflexível fragilidade, a sua sepulcral elegância contra esse Argos das mil cabeças a que ela «chama o horror geral da boca comum». Um retrato de princesa aprisionada, que não desdenharia o escapulário da trapista. A sua poesia não deixa imaginar senão aquilo a que Bloy chamava «uma aparente Vida terrestre»; uma figura determinada a tornar-se sombra, espectro, e a adorar, como acontece a um espectro, as formidáveis coisas abandonadas pelo homem e já tocadas pela lividez da morte: os versos duma feitura formidável, as armas ferozmente elaboradas, o gesto perfeito, a Europa. Podemos tentar seguir esta sombra feminina, o modo como nela se «associa magestade e lenda», através das «ferozes viagens» da sua mente de um a outro lugar desses lugares moribundos: pequenas, orgulhosas cidades alemãs, a velha Londres, nobres e velhas casas da Áustria ou da Polónia, perdidas salas italianas, a sala púrpura de Santa Úrsula de Carpaccio. E essas altas igrejas católicas que se abatem sob o peso das suas pratas gastas, colmeias vazias inacianas; e criaturas soberbas de dedicação, desdém, demência, criaturas de grande raça e celestial ironia, de palavras torturadas e irrevogáveis como cartas góticas. O espanto é grande ao reconhecer que de uma ponta a outra as obras de Djuna Barnes são uma espécie de horror, o horror sagrado de uma consciência inclemente e reprovadora, unicamente dedicada ao comércio com os grandes e com os mortos (ou com os loucos e com os santos).

Declinam o silolóquio fora de moda
sendo um modo de conversarem
com os melhores que tu."


Cristina Campo (trad. Armando Silva Carvalho), Sob um falso nome, Assírio & Alvim, 2008.

posted by Luís Miguel Dias sábado, novembro 15, 2008

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past