A montanha mágica

domingo, janeiro 27, 2008

Os anões






fotograma de Un condamné à mort s'est échappé de Robert Bresson.




"Shakespeare! -- exclamou Pete, poisando a caneca com ruído em cima da mesa --, o que era Shakespeare? Nada mais que um dramaturgo a soldo. Um moço de talho de olhar lascivo. E no entanto disse o que tinha a dizer. Sabes o que pareces quando bebes essa cerveja? Um porco do mar com todas as ventosas a funcionar.
- Pois é --disse Mark.- No que essas pessoas se enganam é em tentarem dar-lhe um nome e um número. De vez em quando há sempre um que decide que ele precisa de mudar de cuecas. O que eles não percebem é que ele está vestido para qualquer tempo e que consegue cheirá-los a milhas. Pensam que ele pode influenciar o caso deles, se lhe oferecerem uma percentagem nos lucros. Esperam que testemunhe a favor deles. É tudo uma grande treta. Ele nunca tentou cortar nas perdas de ninguém, e muito menos nas dele.
- Grande verdade.
- Não anda por aí com agulha e linha --disse Mark-- ou com uma receita para dez dias. Quando é que ele tenta coser a ferida ou dar-lhe outra forma?
- O que estás a dizer é que ele não é um poeta moral.
- Um poeta moral? Se queres dizer com isso que ele não anda a fzer publicidade por um tipo de promoção em vez de outro, então tenho o raio da certeza de que não é. Se eu disse isso, então é porque é isso que eu digo. Acaba de beber e depois bebemos outra sobre promoções morais, aquela garrafa em cima da banca. Que queres tu dizer com moralidade?
- Vou-te dizer --disse Pete.- Tenho andado a pensar um bom bocado neste assunto. A maneira como eu vejo as coisas é assim. Moralidade, no sentido em que usamos o termo, não é a prática do bem para com os nossos semelhantes? Uma responsabilidade que temos de assumir, já que somos simples criaturas sociais. Mas fazemo-lo apenas por ser conveniente e adaptada às necessidades de uma dada situação, num determinado momento, num lugar determinado. Não vai de modo nenhum no sentido de resolver, não sei se estás a ver o que eu quero dizer, o problema do bem e do mal, que é adjacente a qualquer moralidade inteligente.
- Que queres dizer com isso?
- Bem, não vejo como é que o bem e o mal podem ser definidos pela apreciação dos resultados de acções determinadas. O bem é um estado de espírito produtivo, se quiseres, assim como uma virtude social. Mas um estado de espírito produtivo em certas circunstâncias pode tornar-se estéril noutras circunstâncias. O bem e o mal são qualificados pelas circunstâncias, tanto um como outro. Tal como as substâncias químicas, não são nem arbitrários nem estáticos.
- Dá-me a tua cerveja --disse Mark.
Dirigiu-se ao balcão e voltou com duas cervejas das melhores.
- À nossa!
- Deixa o Hamlet fora disto. Ele é outra história. Mas os outros, o Othello, o Macbeth, o Lear, são homens com grandes qualidades, que são convertidas pelo seu próprio carácter supérfluo em defeitos. Estás a ver o que eu quero dizer? O Othello é ciumento devido a um amor excessivo. Mas repara nisto. Ele estava apaixonado apenas enquanto o seu afecto estava liberto da necessidade de o explicar. É a extrema magnimidade de Lear que desencadeia a derrocada. O real problema de Macbeth era o ele ter em grande conta a mulher ele. O problema destas pessoas é que elas recusam a reconhecer as suas próprias limitações territoriais. Os sentimentos delas são excessivos em relação aos factos. O mal deles é viverem acima dos seus meios. E quando têm de agir, não segundo as suas ideias mas segundo as suas crenças, vê-se que não estão à altura. Quando são chamadas a prestar contas perante a justiça comum, vê-se que estão errados. Ao mesmo tempo, naturalmente, têm razão. Têm razão, de acordo com a nossa admiração e simpatia. Mas isso é um olhar que nada tem a ver com a moralidade.
- Nós simpatizamos com quê?
- Simpatizamos com aquilo que eles são quando libertos da responsabilidade da acção. A necessidade de agir sufoca a virtude deles. Deixam de ser criaturas que pensam em termos morais. Lear, Macbeth e Othello são forçados, de um modo ou outro, a justificar aquilo que fazem, e nenhum deles consegue fazê-lo. Lear e Macbeth nem sequer tentam.
Ouve-se o tilintar da caixa ao fechar-se no meio do fumo.
- Tudo o que eles conseguem ver é o processo natural de causa e efeito num sistema, de que deixaram de fazer parte. Ficam de fora desse sistema, por falta de uma virtude social. Por não pensarem nos outros. Em todos esses casos, o pensar nos outros inicial era superficial e irrealizado, ilusório. As qualidades excepcionais deles davam-lhes, se quiseres, o poder de isenção em relação aos outros. Pelo menos era o que pensavam. Espera um minuto. A questão, estás a ver, a questão é que, como todas as coisas são qualificadas pelas circunstâncias, eles consideram-se dispensados de seguir um código de moralidade que não os tomava em consideração. No que aqueles jarretas se enganavam é que eles estavam a tentar sobrepor-se a uma máquina de que continuavam, quer quisessem quer não, a fazer parte. A máquina, se quiseres é a moral, os critérios da maioria. A mim parece-me que Shakespeare justifica simultaneamente o homem e a máquina.
- Se é assim, como se pode dizer que ele é um poeta moral? --disse Mark. - Quer dizer, olha o que ele faz. Olha para o comportamento dele. Nunca usa um sinal de alarme ou uma bóia de salvação e, o que é mais, nunca dá a entender que tem alguma à mão para ser usada por alguém ou por ele próprio.
- Não.
- Como se podem aplicar juízos morais quando vemos quantas direcções ele toma ao mesmo tempo? Será que ele não tem já problemas suficientes? Olha até onde ele chega. Encontra-se consigo próprio regressando, afunda-se até aos joelhos, esquece a deriva, foge consigo próprio, retira-se para a geometria, recusa os becos sem saída, fica entregue a si próprio, e acaba quase sempre por perder todas as jogadas. Mas o pano, meu caro, nunca se rompe. A corda esticada está sempre bem esticada. Ele aguenta o negócio, é o que é, e se desatasse a fazer juízos morais ia à bancarrota como os outros.
- O problema com Shakespeare --disse Pete, batendo na mesa-- é que ele nunca equaciona o homem em relação à ideia e dá sugestões quanto ao resultado final.
- Não era do género de fazer apostas.
- Punha as coisas a nu, é tudo. Desafio qualquer um que tenha dito que ele via o bem e o mal como abstracções. Não via. É certo que o nosso próprio sentido moral, tal como é, poderá ser obliterado durante este processo. E se tormarmos essa obliteração como um mal, poderemos considerar Shakespeare como um poeta imoral. Mas por outro lado, enquanto a experiência neutraliza a nossa própria moralidade, devemos manter certos critérios pelos quais medir toda a questão. Se não tivermos pontos de referência, será uma experiência perdida.
- E então?
- O que acontece é uma substituição. Nós temos, em vez de uma moral vulgar de Lineu -- uma convenção socioreligiosa assente no acordo dos homens para viverem em comum--, temos em vez disso o simples facto de que o homem é o seu próprio juiz involuntário, porque sendo capaz de escolhas ele está obrigado a aceitar a responsabilidade das suas acções. Poderia então dizer-se que, na medida em que põe isso em realce, ele é um poeta moral.
- Ah. Mas então em que ficamos agora?
- De volta ao nosso ponto de partida.
- Que é o quê?
- De volta à cerveja --disse Pete.- Fala comigo quando eu estiver sóbrio. Toda esta questão está tão cheia de incógnitas que até me dá azia.
- Que é que bebes?
- A mesma coisa."


Harold Pinter (trad. José Lima), Os anões, Dom Quixote, 2006.


posted by Luís Miguel Dias domingo, janeiro 27, 2008

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past