A montanha mágica

sábado, dezembro 15, 2007

os anões








"- Que livro é esse, Virgínia? - perguntou Mark.
- Hamlet.
- Hamlet? -- disse Pete.
- Que tal é?
- Sabes uma coisa -- disse Virgínia --, é esquisito, mas de repente não vejo qualidades nenhumas no homem.
- A sério? -- disse Mark.
- Não.
- Porquê?
- Não -- disse ela -- não, é que... afinal... que vem a ser ele? Que é ele a não ser um tipo perverso, um choramingas, desprezível, e que só tem sensibilidade para as suas próprias dores de cabeça? Acho-o completamente desinteressante.

[...]

- Porque disseste aquilo sobre o Hamlet ontem à noite?
- Aquilo, o quê?
- Sobre o Hamlet. Porque disseste aquilo? Porque dizes coisas daquelas? Sabias que são extremamente estúpidas? Fizeste-me passar por um imbecil. Não percebes isso? Não compreendeste nada do Hamlet, Ginny. Não percebes isso? E ainda por cima apareces com o livro debaixo do braço. Porque fizeste isso, antes de mais nada? Para impressionar? Estás maluca? Achas que o Mark ia ficar impressionado? Se achas que sim, com quê? O Mark estava era divertido. Mas eu, não. Tu é que tens de decidir, no fundo é uma questão de pura escolha, uma escolha que tens de fazer, mas a questão, Ginny, é que, enquanto estivermos juntos, não te quero por aí a dizer coisas ridículas sobre coisas de que não percebes nada. É uma coisa sem pés nem cabeça. Realmente, deixas-me com uma cara de perfeito imbecil. Eu não te tinha dito que por uns tempos deixasses de parte o Shakespeare? Não achas que era para teu próprio bem? Tinha-te dito que estavas muito longe de poderes começar a apreender as implicações do que ele escreve; e não só não ligas ao que eu te digo como andas a carregar o livro por aí como qualquer colegial merdosa e te pões a debitar todas aquelas palermices. É bastante absurdo, mas é mais do que absurdo. É patético. E não só é patético, como é estupidamente parvo. Eu disse-te para o largares, disse-te que não eras capaz de dar qualquer opinião sobre ele, o que não é uma crítica, porque não há duas pessoas em cem que sejam capazes de o fazer, disse-te quais eram as coisas que tinhas de estudar, de certeza que te dei uma ideia da complexidade de toda esta questão, cheguei até a pedir-te que estudasses, ao ponto de me poderes ensinar alguma coisa, graças aos teus estudos, de maneira a que eu tivesse um certo respeito pelas tuas capacidades, e é assim que tu te comportas. Tens consciência de que aquilo que disseste foi um aborto? Onde é que leste aquilo? Onde quer que tenhas lido, nem sequer assimilaste a ideia. Serias capaz de defender aquela afirmação, com referência ao texto? Claro que não. Será que pensaste que um sentimentalismo tão palpável poderia passar por um comentário crítico? Uma companhia menos indulgente era capaz de te ter demolido. Tiveste muita sorte por ninguém ter dito nada. Eu decidi também não dizer nada, naquela altura. Já nos tinhas dado em espectáculo o suficiente, digamos assim. Que hão-de pensar o Mark e o Len? Cabe-me a mim ter uma certa preocupação com a tua formação literária, e de repente, sob a minha orientação, digamos assim, tu sais-te com uma daquelas. Mas qual era, gostava de saber, a tua ideia? Que esperavas provar? Que eras capaz de formular as tuas próprias opiniões? Provar ao Mark que sabias ler? Será que achas que, se andares por aí com um livro de Matemática Superior debaixo do braço, irás necessariamente convencer o Len de que sabes quantos são dois mais dois? Não me vais dizer que pensavas a sério que estavas a apresentar uma ideia completamente original. Não te passa pela cabeça que essa ideia, se bem que não da forma grosseira como tu a apresentaste, foi já mastigada e vomitada de uma ponta à outra, e as mais das vezes por incompetentes? Não percebes que ela é em si mesma incompetente, superficial e embaraçosa? Mas nem vale a pena falar mais nisso. O que eu não entendo são os teus motivos. Será que estavas a tentar deliberadamente a fazer-me passar por parvo? Não, provavelmente era só: olhem para mim, ouçam esta, mas esqueces-te de que não estavas na sala de professores da tua escola, Virgínia. Sabe Deus o que tu podes lá dizer e que passa por palavra divina. É lamentável. Agora, ouve cá uma coisa, tens de pensar naquilo que dizes antes de o dizeres e tens obrigação, e o ponto é este, de compreender, de uma vez por todas, as tuas limitações. É uma obrigação moral. Aquilo não foi mais do que um imperdoável erro de apreciação, tendo em conta o tempo, o espaço e o contexto. Parece que não tens o mínimo sentido da oportunidade nem do contexto. Longe de fazeres alguma coisa boa, só prejudicaste. Foi moralmente indefensável e moralmente respreensível. Porque, de onde saiu aquilo? De um desejo de afirmação. Foi pura e simples presunção, foi irreflectido, errado, inepto, ridículo e vexatório, e, o que é mais importante, inteiramente falho de tacto. Pensavas que íamos todos prosternar-nos diante do teu altar? Pensavas que tinhas uma desculpa por seres uma mulher? Bem, seja lá o que for que tenhas pensado, Virgínia, muito francamente não foi nada conseguido. Acho tudo isto muito duvidoso. Deposito um considerável grau de fé em ti, esfalfo-me a dar o meu melhor para fazer a tua formação, e em paga tu fazes-nos passar por parvos. Agora, vê se me ouves, o que eu quero é que compreendas isto. Quando estiveres com outras pessoas, fazes o que te apetecer, mas quando estivermos juntos, recuso-me a condescender com esse tipo de comportamento. É tanto para o teu bem como para o meu. Estou disposto a ajudar-te em tudo o que possa, nestas questões, mas uma coisa como essa que fizeste é quase como uma punhalada nas costas. Agora escusas de te pôr a dizer que não voltas a repetir esse tipo de coisas, se continuares a sentir-te inclinada para isso. O que tens de fazer é desenvolver o teu sentido da medida, do discernimento. Tu tens as capacidades, mas parece que hesitas em fazer uso delas. Porque choras? Já te disse que tens as capacidades. É só uma questão de lhes dares uso, de as afinares. Sempre as admirei em ti. Não precisas de chorar. Eu sei que me compreendeste. O que se passou é da tua sensibilidade artística e o teu sentido da proporção se despistaram. Tenho a certeza absoluta de que, no fundo, tu sabes isso, Ginny. Admiro essas qualidades em ti, sempre admirei, só que senti que devia chamar-te a atenção para...
- Desculpa -- disse Virgínia, a cabeça entre as mãos -- desculpa. Não volto a fzer isso.
- Não --disse Pete, levantando-se, sentando-se no braço da poltrona, e apertando-a contra o peito. - Não faz mal. Não faz mal.
- Desculpa -- disse Virgínia. - Desculpa.
- Não -- disse Pete. - Não faz mal. Não faz mal."


Harold Pinter (trad. José Lima), os anões, Dom Quixote, 2006.


posted by Luís Miguel Dias sábado, dezembro 15, 2007

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past