A montanha mágica

domingo, outubro 14, 2007

A saga de Gösta Berling (3)






fotograma do filme 3 Godfathers de John Ford





"O grande urso vive no cume do monte que se chama Gurlita, e que se ergue íngreme e de difícil acesso, na margem da parte superior do lago Löven.
As raízes dum pinheiro caído com restos de musgo, formam as paredes e o tecto da sua habitação. Ramos e galhos secos protegem-na, e a neve calafeta-a. Lá, o urso pode ficar a dormir tranquilo, de Verão a Verão.
É ele, então, um poeta, um débil sonhador, este felpudo rei da floresta, este salteador de olhos oblíquos? Quer ele dormir durante as noites frias e os dias pálidos de Inverno, para só ser acordado pelo murmúrio dos ribeiros e o canto dos pássaros? Quer ele ficar aí para sonhar com encostas cobertas de arandos vermelhos e formigueiros, cheios de deliciosos bichos castanhos, e com os cordeiros brancos, que pastam nas verdes encostas? Quer ele, o felizardo, escapar do Inverno da vida?
Lá fora, o nevão passa a silvar por entre os pinheiros, lá fora andam lobos e raposas, todos desesperados de fome. Porque é que só o urso pode dormir? Que acorde e se levante, para sentir como o frio morde e como é pesado caminhar em neve profunda! Que se levante!
Ele fez a sua cama muito bem feita. Ele é parecido com a princesa adormecida da lenda. Tal como ela foi acordada pelo amor, ele quer ser acordado pela Primavera. Por um raio de sol que, filtrado através dos gralhos, aquece o seu focinho; por umas gotas da neve, que se derretem, e que molham o seu pêlo -- é por isto que ele quer ser acordado. Ai de quem o acordar a desoras!
Mas quem se importa como o rei da floresta quer a sua vida organizada?!
De repente ouve gritos , alarido e tiros. Sacode-se para tirar o sono das articulações e afasta bruscamente os galhos para ver o que se passa. Há trabalho a fazer para este velho brigão. Não é a Primavera que faz barulho e bulício fora da sua cova, e também não é o vento que derruba abetos e levanta a neve, mas são os cavalheiros de Ekeby!
São velhos conhecidos do rei da floresta. O urso lembra-se bem da noite em que Fuchs e Beerencreutz o esperavam, emboscados, na vacaria de um lavrador de Nygard, onde pensavam que ele ia aparecer. Eles acabavam de adormecer por cima da garrafa de aguardente, quando o urso entrou pelo telhado de turfa, mas acordaram quando ele ia roubar a vaca morta do compartimento, e atacaram-no com espingardas e facas. Tiraram-lhe a vaca e um dos olhos, mas ele salvou a vida.
Pois ele e os cavalheiros são, de facto velhos conhecidos. O rei da floresta lembra-se bem como o atacaram uma vez quando ele e a sua altíssima esposa se tinham instalado para o sono de Inverno, no seu velho castelo real no monte de Gurlita. E tinham filhotes na toca. Lembra-se bem como atacaram sem avisar. Ele escapara, atirando para o lado tudo o que obstruía o seu caminho, mas depois ficou coxo para toda a vida, e quando à noite voltou ao castelo real, a neve estava vermelha do sangue da esposa, e tinham levado os filhotes para fazerem deles amigos e criados dos homens.
Pois, agora a terra treme, a neve que cobre a toca precipita-se e o grande urso, o velho inimigo dos cavalheiros, aparece. Tem cuidado, Fuchs, seu velho matador de ursos, atenção, Beerencreutz, coronel e grande jogador de cartas, tem cuidado, Gösta Berling, herói de mil aventuras!
Que Deus ajude todos os poetas, todos os sonhadores, todos os grandes apaixonados! Está aí Gösta Berling, com o dedo no gatilho, e o urso vem directamente para ele. Porque não dispara, em que está a pensar?
Porquê não mete já uma bala no seu peito largo? Ele está a uma distância perfeita para o fazer. Os outros não conseguem atirar no momento certo. Pensará ele que está numa parada para o rei da floresta?
Naturalmente Gösta estava a sonhar com a bela Marianne, que nesta altura se encontra em Ekeby com uma doença grave, em consequência da noite que dormiu na neve.
Ele está a pensar nela que é, também, uma vítima do maldito ódio que pesa sobre a Terra, e ele estremece ao pensar que saiu para perseguir e matar.
E aí vem o grande urso ao seu encontro, cego dum olho por causa dum golpe de faca dum cavalheiro, coxo de uma perna por uma bala da espingarda dum cavalheiro, mal-humorado e enriçado, só, desde que lhe mataram a mulher e lhe roubaram os seus filhos. E Gösta vê-o tal como ele é, um pobre animal perseguido, a quem ele não quer tirar a vida, sendo esta a última coisa que possui depois dos homens lhe terem tirado tudo o resto.
«Ele que me mate», pensa Gösta. «Mas eu não atiro.»
E quando o urso se lança, ele fica quieto como de parada, e quando o rei da floresta se encontra mesmo à sua frente, apresenta armas e dá um passo para o lado. O urso continua o seu caminho, sabendo muito bem que não há tempo a perder. Entra na floresta, abre caminho na neve, que tem a altura de um homem, desce pelas íngremes encostas, a rolar, e foge definitivamente, enquanto todos os que estavam preparados com espingardas, à espera do tiro de Gösta, atiram na direcção do urso que foge.
Mas foi em vão. O cerco tinha sido aberto e o urso desapareceu. Fuchs ralha e Beerencreutz pragueja, mas Gösta apenas ri.
Como podem eles pedir que uma pessoa tão feliz como ele faça mal a uma das criaturas de Deus?
O grande urso de Gurlita salvou, portanto, a sua vida. E o facto de ele ter sido acordado no seu sono de Inverno, isso os lavradores saberão muito bem, dentro em breve. Não existe urso mais capaz de partir as telhas das suas baixas vacarias, tal como ninguém sabe melhor que ele evitar uma cilada.
Dentro de pouco tempo, a gente que vivia junto à parte superior de Löven já não sabia o que fazer. Mandaram vir os cavalheiros para matarem o urso.
Dia após dia, noite após noite, durante todo o mês de Fevereiro, os cavalheiros foram à procura do urso, mas ele escapava-se sempre. Terá aprendido a esperteza da raposa e a velocidade do lobo? Se as pessoas estão de guarda numa quinta, o urso ataca a quinta vizinha. Se o procuram na floresta, ele persegue o lavrador que atravessa o gelo do lago no seu trenó. Ele tornou-se o mais atrevido dos salteadores. Entra no sótão e asvazia a jarra de mel da mãe e mata o cavalo atrelado ao trenó do pai.
Mas com o tempo as pessoas começam a compreender que urso é este e porque Gösta não o pudera matar. É horrível dizer, mas isto não é um urso vulgar. Ninguém o pode abater, a não ser com uma bala de prata. Uma bala de prata e bronze, proveniente dum sino de igreja e fundida na torre dessa mesma igreja numa noite de quinta-feira, sob a lua nova. Isto sem o padre, nem o sacristão, nem niguém o saiba, pois isso os mataria com certeza. Não é fácil conseguir tal bala."



Selma Lagerlöf (trad.Inga e Miguel Gullander), A saga de Gösta Berling, Cavalo de Ferro, 2006.


posted by Luís Miguel Dias domingo, outubro 14, 2007

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past