sábado, abril 01, 2006
"«Espera», disse ele. Inclinou-se para o outro lado e puxou a mala para si e abriu-a. Tinha um forro azul-claro e só estavam duas Bíblias lá dentro. Ele retirou uma delas e abriu-a. Era oca e continha uma garrafa de whisky, um baralho de cartas, e uma garrafinha azul com qualquer coisa inscrita no rótulo. O rapaz dispôs todos os objectos diante dela, um por um, em espaços equidistantes, como se estivesse a fazer oferendas no altar de uma deusa. Colocou a garrafinha azul na mão dela. ESTE PRODUTO DEVE SER USADO SÓ PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS, leu ela, e deixou cair a garrafa. O rapaz estava a desatarraxar a tampa. Parou e apontou, com um sorriso para o baralho. Não era um baralho normal, mas um daqueles que têm um desenho obsceno em cada carta. «Bebe um golo», disse ele, oferecendo-lhe a garrafa primeiro. Segurou-a à sua frente, mas, como se estivesse hipnotizada, ela não se mexeu.
Quando finalmente falou, a sua voz era quase uma súplica. «Tu não és», murmurou ela, «tu não és uma dessas pessoas sãs do campo?»
O rapaz inclinou a cabeça para o lado. Parecia que estava a compreender que ela apenas tentara insultá-lo. «Sim», disse ele, encurvando ligeiramente os lábios, «mas isso não me deteve. Sou tão bom como tu em qualquer dia da semana».
«Dá-me a minha perna», disse ela.
Ele empurrou-a ainda para mais longe com o pé. «Vá lá, vamos começar a divertir-nos», disse ele, num tom instrutivo. «Ainda nem sequer nos conhecemos bem um ao outro».
«Dá-me a perna!», gritou ela, e tentou alcançá-la, mas ele empurrou-a para baixo com facilidade.
«O que é que te deu, agora de repente?», disse ele com cara de poucoas amigos, e fechou a garrafa e voltou a enfiá-la dentro da Bíblia. «Ainda há bocadinho dizias que não acreditavas em nada. Até pensei que eras uma miúda especial»."
Fragmento do conto "A gente sã do campo" de Flannery O`Connor, da edição portuguesa Antologia Indispensável, das Publicações Dom Quixote, 1996. Selecção, tradução e notas de Clara Pinto Correia.
posted by Luís Miguel Dias sábado, abril 01, 2006