terça-feira, outubro 04, 2005
Cara Cláudia, cara Charlotte: uma curiosidade (caso ainda não saibam): o director deste, e de outros, episódio, Rodrigo Garcia, é filho de Gabriel Garcia Marquez. É só uma curiosidade. Adiante. Sim, parece ter sido afastado. Sim. Mas em compensação chegou a tempo de -foi mesmo aconselhado- assistir à justiça de feira. Mmm. Mmm.
6. Pick a Number
Ainda em Babylon
O pesadelo, de Jonesy, dentro do pipo. Inspira e expira, inspira e expira. Calma Jonesy. Calma. O filho da puta, que te fez isso, merecia levar com o bastão nas ventas. A roda parada. Mais pó, no ar. Cicatrizes. Gecko histérico. Ainda não sabe. Depois será pior. Eles abandonam o Carnivàle. Como apareceram: silenciosos e assustadores. Regressam às suas campas. De lanternas acesas. Alguém vai ter de pagar. Aquele magote, como se movimenta!, é todo suspeito. Encontrarão o mais culpado? Gritos. Estranha forma de amar. Samson: "Não quero saber se encontra o homem certo ou não. Escolha-o. Pode ser o assassino, pode ser você. Não importa." Ele dá uma gargalhada. Samson não percebe. Mas...
Diz Jonesy, a Samson: "Não existe Direcção." [...] Diz-lhe Samson: "Em primeiro lugar, tens sorte por estares vivo. Disse-te, a Direcção poderia...
- Tretas, Samson! [grita-lhe o desgraçado e desalentado e desalmado Jonesy] Não existe Direcção. Nunca existiu." Samson ouve-o, incrédulo.
Fantástica, a passagem da imagem da lua para Lodz, que a mira.
Diz-lhe mais uma vez Samson: "Que achas? Que tenho andado a mentir todos estes anos? Que me tenho sentado ao pé de ti, a contar histórias, a sacar toda a história da minha imaginação? É isso que pensas de mim?" Responde-he: "Estive na caravana." Samson: "Isso não quer dizer peva! Ouve, se a Direcção... Se ele não quer ser visto, então, não será visto, presumo. Ele pode fazer isso. Ele pode fazer muitas coisas." O outro insiste: "Guarda isso para os saloios."
Califórnia
Nas ruínas. A tentação de Abraão. "Mas poupaste Isaac. Porque não os meus filhos." "Conta-me o Teu plano." Alucinação? Justin. Iris. Iris, Iris.
Justin: "Diz-me o que queres que eu faça! Diz-me!"
Iris.
Babylon
Nas catacumbas: Ben, com capacete de mineiro. Máscara. O que anda a ver? Virgílio espera por ele, mas lá fora. Tem de fazer a viagem sozinho. Explosões. Sangue. Cadáveres. Espasmos. Estertores. Trincheiras. Um urso. Fuga. "Bruno!, chamam. Guerra. Olha: "Viste o meu urso?" "O que viste?"
"Bad things happen in thes world. Mama says things are better in the next." Planos. Hollywood? Hollywood? Pela Mulholland Drive? Lágrimas.
"Está na hora de ir." Eles já estão à espera. "Naõ vamos voltar de mãos a abanar. Está claro para todos?"
Samson perecebe, agora, a gargalhada do outro. Ou não? Do da noite anterior. Do pó ao pó.
A máquina da cidade quase, quase deserta, quase, quase desabitada. A incredulidade.
"- O que se passa?
- Tudo."
Califórnia
Novo sinal. Novo caminho. Começa o seu sertão. Veredas? Pontes? Larga tudo. Mesmo tudo. Pontes. Ponte.
Babylon
Uma natureza morta. 3 copos. Uma garrafa. Uma rolha. Em cima de uma mesa, num café abandonado. Um piano. Cadeiras. Umas notas, desalentadas, desalmadas. Uma cadeira pontapeada. Vida. Morte. Theatre.
"Mining
BABYLON
co."
Jonesy perde as estribeiras, e Samson também. Mais uma cuspidela.
Califórnia
Iris. Ruínas. Uma Bíblia, abandonada.
"AN1648: Los Angeles."
Laranjal. Sertão.
Babylon
No cimo da colina. Uma árvore. Uma cerejeira, talvez.
O que dizes Jonesy? "Há homens em que se confia e homens em quem não se confia. Eu confiei em ti, mesmo quando ninguém mais confiava."
"Harlot." Laura P.
"Samson
O Magnífico."
Da Direcção: um __________.
O regresso da colina.
Aquele que não conseguiu abandonar Babylon é avistado. Ai se ele soubesse que era melhore percorrer aqueles "80 quilómetros de areia e cascavéis"!
Mais um ritual. "Justiça de feira." Não é bem mais um. Cumpram-se as regras. Sim?
"A verdade é que há muitas almas em Babylon. Muitas."
"Escolhe um número, um entre seis."
"O número é o ___."
"Tens de entender. ______________________________. ______________________________.
"No topo da colina."
O código.
Diz Jonesy: "A Direcção quer-nos na estrada de madrugada." Diz Samson: "Certo, ouviram o homem."
Justin. "À volta da fogueira." "Perdi o meu Deus."
"KZAK - Verdadeiras Histórias da Estrada." Tanto Hopper, tantos Hopper.
Babylon
"Uísque, por favor."
"E continuam a voltar."
"Obrigado pelo uísque."
"Continuamos para sul?
-Sim."
Siga.
posted by Luís Miguel Dias terça-feira, outubro 04, 2005