domingo, setembro 18, 2005
Antes de avançar: dar os parabéns à Ana Cláudia, pelo primeiro aniversário do Quatro Caminhos. Dar os parabéns à Charlotte pelo seu aniversário. Muitos parabéns e muitas felicidades. Agora: "Let's shake some dust!"
.................................................................................
"Mais tarde ou mais cedo o boom bolsista acabará. [...] Virá o dia em que o mercado começará a deslizar para o inevitável plano descendente; nessa altura, serão muitos mais os vendedores do que os compradores e os lucros começarão a desaparecer. Será um salve-se quem puder. Os gestores de fundos de investimento serão os primeiros a vender [...] e, quando a notícia chegar ao estrangeiro, os bancos europeus farão o mesmo [...]. Chegará então a vez de o grande público, ficar impaciente por transformar os seus títulos em dinheiro; o crédito acabará e é muito provável que aconteça uma crise como jamais se viu na Bolsa de Valores."
New York Times, 5 de Setembro de 1929.
..................................................................................
Cartas, cartas, o que revelam aquelas cartas? Aquelas filas de pessoas em demanda por uma refeição? Aquele balão (não é um balão)? Aqueles trabalhadores suspensos na ponte que há-de surgir? Aquele punhado de terra que alguém quer que deixe de ser pó? Aquelas pessoas que com a sua sombra regressam a casa, já ao lusco-fusco? E outra vez as cartas. Monstros marinhos. Fantasmas. Passagens bíblicas. Aquelas pessoas -jovens e adultos- vagueando e encostados a um muro? O duce em pela taquicardia -antes tivesse sido- batendo violentamente com a mão no peito, com a boca escancarada? Estaline. Aqueles agentes kkk, como se tivessem algum nascimento, ou renascimento, a anunciar. E mais cartas. Ilustradas. Aqueles passos de dança, a preto e branco. O grande Jesse Owens, em Berlim, no estádio olímpico. Vocês sabem quem está prestes a ter um ataque. Antes tivesse tido. Para Jesse não era preciso fotofinish. O baseibol, como não podia deixar de ser. A vontade de voar. A vontade de dançar. E mais cartas, onde tanto se inscreve. O caminho até ao Capitólio. Agricultores em chamas. The Grapes of Wrath. Roosevelt. Moon. Judgement. Sun. Peter Brueghel, o novo. Hieronymus Bosch. Carnivàle.
1. Milfay
Oklahoma, 1934
Um sonho vertiginoso e inquietante, como guia. Virgílio e Dante não tiveram tempo para se apresentarem. Ao que vinham. Hão-de ter. Foi Samson quem nos falou do bem e das trevas. Tosse. Febre. Desespero. Distância. Olhos esbugalhados em busca as mãos sobre o peito asfixiam o crucifixo. Ela sabe. Saberá só por causa do animal? Ele não. Só mais tarde. O chão range. Estertor.
Dust. Envolto na lei.
A chegada do Carnivàle. Jonnesy lançador? O primeiro ritual. Os carnies.
O.k. children...
Califórnia
Welcome. "As pragas do Egipto. Sodoma e Gomorra. Tempestades de areia titânicas... Arautos do Apocalipse? O vento balsâmico. A terra prometida. O Senhor dá, mas o Senhor também tira." Padre Justin. A sua irmã. A migrante. Money.
O comboio do Carnivàle. A Direcção. O "esperado".
- "Esperado? Que raio quer isso dizer?
- Já deixei de fazer essa pergunta há muito tempo."
A chegada a Milfay. A vertigem inicial, novamente. Lodz assustado. Telepatia. The freaks.
Ben Hawkins e a Pietá. Lume. O pai, afastado. "Michael. Como o arcanjo."
"Dá-me uma chave de parafusos." Ele estende-lhe um martelo.
A afirmação de Sofie.
Will Rogers. Mark Twain.
"Não és grande coisa em conversa de chacha." Simplório?
A compaixão de Hawkins. A dança de músculos europeia. A Rita Sue e a Merchan Trust.
Vertigem. Califórnia. Mr. Chins.
"Passado, presente ou futuro? Qual é a diferença?"
Vens ou ficas? Radio Fleyer.
2. After the Ball is Over
Justin e Ben. A vertigem, amansada, no café. Hopper. "Todos os profetas nesta casa!"
"Só vemos o que queremos ver." A caravana da bagagem. Dentro da bagagem da caravana. Onde está a caravana da bagagem? Big Sky Farms.
Os migrantes, na igreja. O Sr. Templeton.
Depois da comparação: "Em tempo de desespero... o bom Deus cuida do rebanho e escolhe um homem que deverá inspirar as multidões, um homem que conseguirá o impossível, um homem que dê esperança onde há apenas desespero." Do basebol. O padre Justin com os olhos escancarados.
Ben, que já a tinha mirado e admirado, recebe um beijo. Mais tarde, ela tratará das suas mazelas e mais tarde...
A visita do Sr. Templeton. O Chin`s. O Senhor falou comigo.
"Eu vi Scudder no sonho do rapaz", disse Lodz. Devemos ir para Sul, diz Lodz, para Norte, diz Samson, para sul diz Lodz, para norte diz Samson.
A fotografia. O sono. O sonho. A vertigem.
Apollonia: "Tu és o tal."
Samson: "Houve mudança de planos. As coisas estão a mudar. Não para melhor."
Templeton. Justin.
"Manegement. Keep out."
posted by Luís Miguel Dias domingo, setembro 18, 2005