A montanha mágica

quarta-feira, agosto 03, 2005

Vilar de Mouros (sexta-feira): terceiro de três em 10


1. Já a uns 5 metros do palco.

2. Diz-nos que como a espera foi longa vamos lá a isto, e que seja bom porque merecemos.

3. É um Peter Murphy diferente, do que esperava, que nos surge pela frente. Bom, do que esperava não é bem assim uma vez que a fotografia que já aqui havia colocado me mostrava como ele estava.

4. E pode parecer que é irrelevante mas não, pelo menos para mim. A sua estada (não é bem estada... pode ser que a amanhã a consiga substituir, e vocês só saberão porque se a mudar aparece com um asterisco, portanto não procurem legenda, se for caso disso, lembro) na Turquia influencia-o a ele e à sua música, como não podia deixar de ser. Quer tornar-se num Leonard Cohen mas não pode, não consegue, parece-me, esquecer-se do seu mestre: Iggy Pop. O que tem a ver? E depois, pareceu-me, estar também muito perto de David Sylvian. É bom? Ainda tenho dúvidas, mas isso sou eu. O é bom? não se refere nem tem ligação alguma com David Sylvian, que se note. E como o meu umbigo parece ter, agora, um diâmetro desmesurado só me aturam se quiserem. Siga que são horas.

5. Não conhecia o seu último trabalho, Unshattered. Ainda não o tinha ouvido. Sim, fui lá para o ver e ouvir e à espera que ele me despachasse e atafulhasse com Bauhaus e Love Histerya e Deep e Holy Smoke. Cada um lá sabe. Do quê? Não sei. Adiante.

6. Agora havia mais pessoas e menos frio. De forma que foi a primeira vez que ouvi, como dizia, o seu último trabalho. Gostei. Mas... acho que... Peter Murphy deve ser mais rasgadinho. Olha, por exemplo: quando ele vestiu a jaqueta, e depois também. Claro que gosto das suas canções. Já agora: de onde vem aquela voz?

7. Uma das coisas que me chamou a atenção, melhor duas, foi, foram: as vezes que ele olha para o céu e os diamantes que vão caindo e que se desfazem antes de chegar ao solo. Ainda esfreguei os olhos duas ou três vezes. Eles continuavam a cair. Podia deixar de esfregar. Bonito.

8. Em palco, Peter Murphy deambula, abraça o público e joga com as suas sombras. E há, também, o mar, e aqui deixam de ser diamantes para passar a ser pérolas. Despede-se, volta e veste a jaqueta. Holy Smoke, Marlene Dietrich´s Favorite Poem e Cut's you up. Esta deve-se ter ouvido... deixa lá ver... onde? para lá dos Picos da Europa. Os diamantes vão-o vestindo.

9. Depois diz: esta é para vós e para nós, também. Esta foi... Transmission. Já havíamos ouvido Colony, antes dos Echo, do cd. Dizer o quê? Obrigado. Presta culto ao seu mestre com Lust for Life. Outro momento alto: ele e Sarah Fimm, a convidada. Aviso: sem setlist é natural que me esteja a enganar nalguns momentos. Mas a mim não estou.

10. Agora para acabar digo o quê? Pois não sei. Só sei que gostei muito. E chega. Já me esquecia: no regresso a casa passo por um termómetro, (não sei se é assim, pelo menos é o mais fácil, outra vez agora) que marcava + 8,5. E chega mesmo.

posted by Luís Miguel Dias quarta-feira, agosto 03, 2005

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past