A montanha mágica

terça-feira, maio 10, 2005

Six Feet Under notes



Sim, se loucura significar não estar preparado para lidar com a perda, cara Charlotte. Os primeiros três, quatro minutos foram brilhantes. Os outros também. Em especial a carga da carrinha, qual transporte de carne, e o seu destino. E depois, a torneira quando Claire a abre. E a pose Blow up da mesma, na cave. E a atenção que ela dá, sem pestanejar, à amiga da amiga quando esta lhe diz que ela devia saber melhor que os outros que não se deve ter medo de viver. Como que a dizer-lhe: deixa essa modorra. A ela! E o que dizer de Arthur? Que dizer! Disse ele, mais ou menos: "Bela mesa Persa." Assertivo. E depois ainda testou o George! Será que Ruth está atenta? Ou será Alan Ball a brincar connosco?

Adenda: no fim de ter escrito a frase sobre a perda reflecti sobre a mesma. Decidi mantê-la. Sei que é ambígua e que pode gerar diferentes opiniões. Só que, em relação a Nate, ela faz sentido precisamente pelo que a Charlotte diz: "a dualidade em que vive". Anda perdido? Quem não anda? por ali. Os exemplos que dá, a seguir, são perfeitos: em relação a Nate, a Brenda e ao marido de Dorothy.
Mas ele desde que regressou a casa que é assim. Para nós foi sempre assim. E nem a segunda oportunidade de continuar vivo -que Alan Ball lhe deu, num episódio absolutamente fantástico- o fez amadurecer. Podia ou devia ter amadurecido? outra discussão.
E depois o que acrescenta o Luís -as portas estão escancaradas, é um privilégio- ao fazer referência a Penélope e a Godot. Sim Luís, a procura de sentido (já agora: não sei, sinceramente, quais são as personagens mais ou menos frágeis. Todas.), dentro dessa elipse (?), que começou no primeiro dia e que Nathaniel, no episódio de segunda-feira, se queixa em conversa com Nate. Estaria zangado (com) Alan Ball? Uma personagem a protestar?
Para terminar: apesar de tudo, o sentido de humor de Ball é brilhante. Também nesse stand-up poetry, prolongando o American Beauty?


posted by Luís Miguel Dias terça-feira, maio 10, 2005

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past