A montanha mágica

domingo, maio 08, 2005

Friedrich von Schiller e Thomas Mann





2005 é o ano em que passam 200 anos da morte do primeiro e 50 do segundo. Schiller morreu a 9 de Maio (creio) de 1805. Thomas Mann a 12 de Agosto de 1955.
Conheço melhor a obra de Mann que a de Schiller. Sobre a obra de Mann dizer apenas que cada dia que passa me deslumbra mais. E quando me dei conta que ele escreveu Os Buddenbrook com apenas 26 anos ainda mais deslumbrado fiquei. 26 anos. 26. É pena que em Portugal a sua obra não esteja a ser alvo de novas traduções e edições. Um destes dias, por acaso, encontrei um livro em que estavam reunidos três ensaios e dois textos de duas conferências dadas por Thomas Mann. Claro, estou deslumbrado. O título desses ensaios e conferências? Schopenhauer, Nietzsche e Freud. Mais concretamente:

1) Schopenhauer
2) Preludio hablado a un homenaje musical a Nietzsche
3) La filosofia de Nietzsche a la luz de nuestra experiencia
4) El puesto de Freud en la historia del espíritu moderno
5) Freud y el porvenir

Disse que estava deslumbrado, não disse? Um dia destes coloco/publico aqui três ou quatro notas sobre cada ponto. O livro data de 1986 e foi publicado pela Plaza & Janes Editores, na colecção dedicada às Biografias.


Agora o primeiro a partir do segundo, por Tonio Kröger, o da «náusea do conhecimento»:

«"Li algo de maravilhoso, algo de extraordinário..." dizia ele. Caminhavam e comiam em conjunto de um cartucho de rebuçados de fruta que tinham comprado ao merceeiro Iwersen na Mühlenstrasse por dez pfennige. "Tens que o ler, Hans, é o Don Carlos, do Schiller... empresto-to, se quiseres..."
"Não, Tonio, deixa lá, isso não é para mim. Eu fico pelos meus livros de cavalos, sabes. Têm imagens fantásticas, digo-te! A próxima vez que estiveres em minha casa mostro-tos. São fotografias instantâneas e vêem-se os cavalos a trote, a galope e a saltar e em todas as posições que na realidade nunca se conseguem ver por ser tudo demasiado rápido..."
"Em todas as posições?" perguntava amável Tonio. "Sim, deve ser óptimo. Mas quanto ao Don Carlos, ultrapassa todos os limites. Há trechos, verás, que são tão bonitos que nos dão arrepios, como se qualquer coisa estalasse..."
"Estala?" perguntava Hans Hansen... "Como?"
"Por exemplo, a cena em que o rei chorou porque foi enganado pelo marquês... mas o marquês enganou-o apenas por amor ao príncipe, percebes, por quem ele se sacrifica. E então a notícia de que o rei chorou vem do gabinete para a antecâmara. ´Chorou?` ´O rei chorou?` Todos os cortesãos estão horrivelmente chocados e cada um deles pensa para si como este rei é terrivelmente duro e severo. Mas percebe-se tão bem que o rei tenha chorado e ele faz-me mais pena do que o marquês e o príncipe juntos. Ele está sempre muito sozinho e sem amor e quando pensa ter encontrado alguém, esse alguém trai-o..."»

Termino com uma citação de Schiller: "O sentimento do sublime é um sentimento misto. É composto por um estado dorido, que no seu grau supremo se exprime como um arrepio, e por um estado alegre, que pode intensificar-se até ao encantamento e que, embora não seja propriamente prazer, é de longe preferido ao prazer por almas dedicadas." Citação retirada dos Textos sobre o belo, o trágico e o sublime editado pela Imprensa nacional em 1997.
Já agora, para quem estiver interessado, na net temos disponíveis, gratuitamente, acesso a algumas obras de teatro escritas por Schiller:

Intriga y amor e La muerte de Wallenstein

Guillermo Tell, La Doncella de Orleans e Maria Estuardo

Bom domingo.


posted by Luís Miguel Dias domingo, maio 08, 2005

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past