segunda-feira, maio 10, 2004
"- Vocês gostam de contar piadas, rir e de galhofa? A rirem-se quais meninas do liceu. Deixem-me contar-vos uma piada.
Cinco tipos numa cela temporária, em San Quentin, interrogam-se como foram lá parar. "Que fizemos de errado? Que foi que não fizemos? A culpa é tua, minha culpa, culpa dele.? Essa cena toda. Finalmente alguém diz: "Esperem aí. Enquanto planeávamos o assalto, só contávamos piadas."
Estão a perceber? Não vos quero gritar. Quando este trabalho acabar, decerto que terá êxito, iremos para o Havai e riremos todos juntos. Lá, achar-me-ão diferente. Neste momento, é uma questão de trabalho. Com excepção do Eddie e eu, que vocês já conhecem, vamos usar nomes falsos. Em circunstância alguma, ninguém utiliza o nome de baptismo. E não quero conversas sobre as vossas pessoas. Isso inclui onde estiverem, o nome da vossa mulher, onde cumpriram pena, ou algum banco que assaltaram em St. Petersburg. Quero que falem apenas, se tiverem de falar, sobre o que vão fazer. Isso deve chegar. Eis os vossos nomes.
Mr. Brown.
Mr. White.
Mr. Blonde? Mr. Blue.
Mr. Orange?
? e Mr. Pink.
- Por que sou eu o Mr. Pink?
- Por que és um maricas.
- Eh, eh, eh!!!
- Por que não podemos escolher as nossas cores?
- Nem pensar. Experimentei uma vez, não resulta. Fica-se com quatro tipos a lutar para ser o Mr. Black. Eles não se conhecem, por isso, ninguém cede. Nem pensar. Eu escolho. Tu és o Mr. Pink. Dá-te por feliz por não seres o Mr. Yellow.
- Sim, mas "Mr. Brown" soa a "Sr. Cagalhão".
- "Mr. Pink" soa a "Sr. Crica". E se eu for o Mr. Purple? Soa bem. Eu sou o Mr. Purple.
- Não és o Mr. Purple. Um tipo noutro serviço qualquer é o Mr. Purple. Tu és o Mr. Pink!
- Quem é que liga ao teu nome?
- É fácil para ti dizeres isso. O teu nome é baril, Mr. White. Se não é nada de especial ser Mr. Pink, troquemos.
- Ninguém troca com ninguém. Isto não é nenhuma assembleia municipal. Ouça, Mr. Pink. Há dois modos de entrar neste trabalho, ao meu modo ou for a daqui. Como é que vai ser?
- Santo Deus, Joe. Esquece. Eu sou o Mr. Pink. Continuemos.
- Continuo, quando me apetecer. Perceberam a mensagem? Lixam-me a cabeça de tal modo, que mal consigo falar. Vamos trabalhar."
Quentin Tarantino, "Cães Danados".
posted by Luís Miguel Dias segunda-feira, maio 10, 2004