A montanha mágica

quarta-feira, maio 12, 2004

"Hugo Pratt e o Cinema"(fim)





A Carga da Brigada Ligeira (The Charge of thr Light Brigade), 1936, de Michael Curtiz, E.U.A.



"Era um dos filmes preferidos de Pratt, que até acabou por tomar de "empréstimo" os traços gerais da narrativa, contando em Num Céu Longínquo, também uma história de triângulo amoroso com dois irmãos apaixonados pela mesma mulher. O filme de Curtiz tornou-se uma espécie de emblema do filme de acção e aventura da Hollywood dos thirties, e foi um marco na carreira de Errol Flynn."


Un Pilota Ritorna ,1942, de Roberto Rossellini, Itália.

"UN PILOTA RITORNA corresponde á primeira fase da obra de Rossellini, realizada ainda durante a vigência do regime fascista de Mussollini e com algumas intenções propagandísticas subjacentes sem que isso significasse forçosamente um empenhamento convicto de Rossellini na causa do Duce. A acção de UN PILOTA RITORNA desenrola-se nos meios da força aérea italiana durante a catastrófica invasão dos Balcãs. Pratt, filho de um militar italiano, também evocou a força aérea italiana da II Guerra, no álbum Num Céu Longínquo, embora aí o pano de fundo geográfico fosse outro (a Etiópia)."


Lanceiros da Índia (The Lives of a Bengal Lancer), 1935, de Henry Hathaway, E.U.A.



"Outro filme que se tornou quase um arquétipo do grande cinema de aventuras que só Hollywood nos anos 30 foi capaz de produzir. A sua influência sobre Pratt é evidente, e este filme de Hathaway é expressamente citado num dos episódios de Os Escorpiões do Deserto, a série que Pratt dedicou à II Guerra Mundial vista pelo lado dos pequenos aventureiros das unidades especiais britânicas em África."


A Boceta de Pandora (Die Büchse Der Pandora), 1929, de G. W. Pabst, Alemanha.



"O extraordinário filme de Pabs que mitificou Louise Brooks. Hugo Pratt não escapou ao fascínio desta obra, nem ao de Louise Brooks: há uma persanagem decalcada a 100% da sua figura (dando pelo nome de Louise Brookowski) que se cruza com Corto Maltese em duas das suas aventuras."


AGONIYA, 1981, de Elem Klimov, URSS.



"A queda dos Romanov enquadrada pelo ponto de vista do enigmático monge Rasputine, num surpreendente filme histórico de Elem Klimov, o célebre realizador de VEM E VÊ e ADEUS A MATIORA. Nas histórias de Corto Maltese, o fascínio de Pratt pelo monge Rasputine desdobra-se em dois contrários: o "Monge", um vilão, e Rasputine, companheiro de ínumeras aventuras de Corto Maltese e seu melhor amigo."


Mauvais Sang, 1986, de Leos Carax, França.



"Peça fundamental na constituição do "mito Carax", MAUVAIS SANG continua hoje a parecer um filme tão "único" como na altura em queestreou. Hugo Pratt desempenha um pequeno papel, no que não pode deixar de ser considerado como uma homenagem de Carx, realizador que não é só um cinéfilo, mas também um "bedéfilo"."


Memórias do Cangaço, 1965, de Paulo Gil Soares, Brasil.



"MEMÓRIAS DO CANGAÇO é um curioso documentário sobre o cangaço, esse fenómeno do banditismo brasileiro, que conta, inclusivamente, com depoimentos de alguns antigos cangaceiros."


Jesuit Joe, 1990, de Olivier Austen, França.



"O primeiro filme directamente baseado sobre material da autoria de Hugo Pratt. No caso, o álbum homónimo, sobre as aventuras de um jovem índio que se apossa do uniforme de um cavaleiro da polícia montada do Canadá, por volta dos anos 70 do século XIX - um northern, portanto."


in folha da cinemateca portuguesa, Setembro de 2002.

posted by Luís Miguel Dias quarta-feira, maio 12, 2004

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past