quinta-feira, março 11, 2004
"Hugo Pratt e o Cinema" (1)
Moana de Robert Flaherty, Estados Unidos, 1926.
"A mitologia associada aos mares do sul é recorrente em Hugo Pratt, em particular na série Corto Maltese, que se inicia precisamente na região do Pacífico sul. MOANA é um dos mais célebres títulos sobre essa zona do planeta, retratando os hábitos e os costumes de uma ilha da Samoa, com centro na passagem à idade adulta do jovem Moana. Um filme crucial na obra de Flaherty."
La Notte Dell`Alta Marea, de Luigi Scattini, Itália, 1977.
"Luigi Scattini é um daqueles realizadores que, embora completamente desconhecido para a maioria, é alvo de culto por um bando de fervorosos admiradores. Reconhecido (por eles, pelo menos) como um pequeno mestre do exploitation à italiana, Scattini especializou-se no cruzamento entre o thriller e o filme erótico. Pratt foi actor de outro filme de Scattini, BLUE NUDE, realizado a seguir a este (e que foi o último do cineasta)."
His Magesty O`Keefe, de Byron Haskin, Estados Unidos, 1953.
"Eis um filme que parece ter exercido uma particular influência sobre Hugo Pratt, e que terá mesmo sido fundamental na definição dos contornos da sua personagem mais famosa, Corto Maltese. Pratt reconheceu ter-se inspirado em Burt Lancaster para o desenho de Corto, e não é difícil adivinhar que se inspirou sobretudo no Burt Lancaster deste filme. Outras coincidências reveladoras: a acção do filme de Haskin passa-se nos mares do Sul, começando quando a personagem de Lancaster é deixada à deriva depois de um motim. Em A BALADA DO MAR SALGADO, primeiro livro de Pratt com Corto, este aparece à deriva, nos mares do Sul, depois de um motim."
Quando C`Era Lui… Caro Lei!, de Giancarlo Santi, Itália, 1978.
"Giancarlo Santi, especialista do western spaghetti, muda aqui de registo propondo uma fábula mais ou menos teatralizada, sobre os tempos do fascismo mussoliniano. Pratt desempenha o papel de um antigo anarquista entretanto “recuperado” para dentro do sistema."
in programação da cinemateca, Setembro de 2002.
posted by Luís Miguel Dias quinta-feira, março 11, 2004