terça-feira, fevereiro 03, 2004
"VIAGEM A ITÁLIA" pela mão de Goethe e do Google 7
De Verona a Veneza
Verona, 17 de Setembro [1786]
«A Ascensão de Nossa Senhora», de Ticiano, na catedral, está muito enegrecida, mas parte da ideia louvável de pôr a Virgem, prestes a tornar-se deusa, a olhar, não para o céu, mas para os seus amigos nesta terra.
Na galeria Gherardini encontrei belas obras de Orbetto e passei a conhecer este meritório artista. Quando estamos longe contentamo-nos com saber dos artistas de primeiro plano, muitas vezes apenas com os seus nomes; mas quando nos aproximamos deste firmamento de estrelas e as de segunda e terceira grandeza começam também a brilhar, e cada uma se destaca como parte de toda a constelação, nessa altura o mundo alarga-se e a arte enriquece-se. Tenho de louvar aqui a ideia de um desses quadros. Tem apenas duas figuras em meio corpo. Sansão acabou de adormecer no regaço de Dalila, ela inclina-se levemente sobre ele para pegar numa tesoura que está em cima da mesa, ao lado de uma candeia. A execução é muito perfeita. No palácio Canossa uma Danae despertou a minha atenção.
O palácio Bevilacqua contém os mais preciosos objectos. Um quadro de Tintoretto, a que chamam «Paraíso», mas que na verdade representa a coroação de Maria como rainha dos céus na presença de todos os pais da humanidade, profetas, apóstolos, santos, anjos, etc., uma ocasião única para se revelar toda a riqueza deste génio feliz. Leveza do pincel, espírito, variedade expressiva, para admirar tudo isto e podermos alegrar-nos, era preciso possuir a obra e tê-la toda a vida debaixo dos olhos. O trabalho estende-se até ao infinito, e até as últimas cabeças de anjo que quase desapareceram em glória têm ainda expressão. As maiores figuras terão talvez um pé de altura, Maria e Cristo, que lhe coloca a coroa na cabeça, umas quatro polegadas. Eva é sem dúvida a mais bela mulherzinha do quadro e mantém, como sempre, aquele sopro de lascívia.”
GOETHE (trad. João Barrento), "Viagem a Itália", Lisboa, Relógio D`Água Editores, 2001.
![]()
Jacopo Robusti, known as Tintoretto (1518-1594) Paradise, circa 1578-1579.
posted by Luís Miguel Dias terça-feira, fevereiro 03, 2004