quinta-feira, fevereiro 26, 2004
"VIAGEM A ITÁLIA" pela mão de Goethe e do Google 8
De Verona a Veneza
Verona, 17 de Setembro [1786]
"Alguns retratos de Paolo Veronese só contribuíram para aumentar a minha admiração por este artista. A colecção de antiguidades é maravilhosa, precioso um filho de Níobe deitado, os bustos, apesar dos narizes restaurados, quase sempre altamente interesses, um Augusto com a coroa de cidadão romano, um Calígula e outros.
Está-me na massa do sangue saber venerar com gosto e alegria o que tem grandeza e beleza; e o poder dar largas a este dom dia após dia e hora após hora a partir de objectos tão magníficos provoca-me uma sensação da maior felicidade.
Num país em que gozamos o dia, mas sobretudo nos alegramos com a chegada da noite, este momento tem um significado especial. O trabalho suspende-se, o passeante regressa a casa, o pai quer a filha de volta ao lar, o dia chega ao fim; mas nós, os Cimérios, mal sabemos o que é o dia. Mergulhados em eternas névoas cinzentas, é-nos indiferente saber se é dia ou noite; pois quantas horas podemos nós verdadeiramente deliciar-nos ao ar livre? Quando aqui chega a noite, o dia ficou decisivamente para trás, delimitado por crepúsculo e aurora, passaram vinte e quatro horas, abre-se uma nova página, os sinos tocam, reza-se o terço, de lamparina acesa entra a criada no quarto e diz «Felicissima notte!»"
GOETHE (trad. João Barrento), "Viagem a Itália", Lisboa, Relógio D`Água Editores, 2001.
Paolo Veronese, DETAIL OF Musicians.
posted by Luís Miguel Dias quinta-feira, fevereiro 26, 2004