A montanha mágica

quinta-feira, fevereiro 05, 2004

um tronco de olaia com um botticelli dentro. um assalto. como termina? pernas para que vos quero. Pynchon. V.



Sandro Botticelli, The birth of Venus, DETAIL OF the face of Venus, c. 1485.


"Então isto é que é o Uffizi? – disse. – Nunca lá estive dentro. Pelos vistos, agora terei de lá ir. Para apalpar o terreno. E onde está o objectivo?
O Signor Mantissa apontou para o canto inferior esquerdo.
- Sala di Lorenzo Monaco – disse. Está aqui. Já tenho uma chave da entrada principal que mandei fazer. Três corredores principais: leste, oeste e um mais curto, unindo-os a sul. Do corredor a oeste, o número três, entra-se noutro mais pequeno aqui, assinalado «Ritratti diversi». Ao fundo, à direita, há uma única entrada para a galeria. Ela está pendurada na parede oeste.
- Uma única entrada que é também a única saída – disse o Gaúcho. – Não é bom. Um beco. E para abandonar o edifício propriamente dito, uma pessoa tem de voltar a percorrer todo o corredor leste até aos degraus que levam à Piazza della Signoria.
- Há um elevador – riu escarninho o Gaúcho. – É mesmo o que eu esperava de si. – Mostrando os dentes, inclinou-se para a frente. – O senhor já me propôs cometer um acto de suprema idiotice: descer um corredor inteiro, e descer ainda outro, para desembocar num cul-de-sac e voltar pelo mesmo caminho. Uma distância de… - fez uma rápida estimativa - … uns seiscentos metros. Para não falar nos guardas prontos a saltar em cima de uma pessoa, cada vez que ela passa por uma galeria ou vira uma esquina. E o senhor ainda acha que não chega de sítios onde uma pessoa possa ser apanhada. Não. Ainda propõe um elevador!
- À parte o facto dela ser enorme – imtrometeu-se Cesare.
O Gaúcho cerrou o punho.
- Grande, como?
- 175 centímetros por 279 – admitiu o Signor de Mantissa. (…)
- Capo di minghe! – abanando a cabeça, o Gaúcho sentou-se para trás. Com um visível esforço para controlar o seu génio, dirigiu-se ao Signor Mantissa.
- Não sou o que se pode chamar um homem pequeno – explicou com paciência. – De facto, sou bastante grande. E largo de ombros. Tenho a constituição de um leão. Talvez seja uma questão de raça, sou do Norte e talvez haja sangue tedesco nestas veias. Os tedeschi são habitualmente mais altos que os latinos. Mais altos e encorpados. Talvez um dia este corpo engorde de mais, mas agora todo ele é músculo. Pronto. Sou grandalhão, non è vero? Bom. Então deixe-me informá-lo de uma coisa… - a voz num crescendo violento - … debaixo do seu maldito Botticelli cabia eu e a puta mais gorda de Florença juntos. E ainda sobrava espaço paraa elefanta da mãe dela fazer de chaperone. Que raio? Como é que lhe pode sequer passar pela cabeça que se possa andar trezentos metros com um quadro desse tamanho? No bolso?
- Calma, commendatore – defendeu-se o Signor Mantissa. – Alguém o pode ouvir. Trata-se de um pormenor, asseguro-lhe, já previsto. O florista que Cesare visitou ontem à noite…
- Florista. Florista! O senhor deixou um florista entrar no seu segredo?! Não ficaria mais contente se publicasse as suas intenções nos jornais da tarde?
- Ele é de confiança. Apenas fornece a árvore.
- A árvore.
- Uma olaia. Pequena. Uns quatro metros, mais não. Cesare passou a manhã a escavá-la, para tornar o tronco oco. Por isso não nos poderemos demorar com a execução dos nossos planos, ou as flores lilases murcharão.
- Desculpe o que poderá parecer a minha espantosa estupidez – disse o Gaúcho -, mas tanto quanto percebo, o senhor pretende enrolar o Nascimento de Vénus, escondê-lo no tronco oco de uma olaia, transportar tudo ao longo de trezentos metros pejados de guardas que não tardarão a descobrir o roubo e sair para a Piazza della Signoria, onde, se calhar, acha que se pode perder por entre a multidão?"


PYNCHON, Thomas (trad. Rui Vanon), "V", Lisboa, Fragmentos, 1989, p.p. 142 e 143.

posted by Luís Miguel Dias quinta-feira, fevereiro 05, 2004

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past