quarta-feira, fevereiro 25, 2004
do Mestre d`A Casa Encantada (14)
CINEMA E PINTURA X
Un Matrimónio Interplanetário de Enrico Novelli, Itália, 1910.
"UN MATRIMONIO INTERPLANETARIO, história de um astrónomo que se apaixona por uma marciana através do telescópio e marca casamento com ela na Lua, combina habilmente a ficção científica e o romance operático."
AELITA de Jakov Protazanov, URSS,1924.
"AELITA é um dos raros exemplos de construtivismo no cinema à maneira de Meyerhold nos cenários e nos espantosos figurinos (estes da autoria de Alexandre Exter)."
Flash Gordon`s Trip to Mars (Planeta Destruidor), de Ford Beebe e Robert Hill, Estados Unidos, 1938
"Segundo dos três serials que adaptam a popular banda desenhada de Flash Gordon. O herói, acompanhado por Dale (Jean Rogers) e Zharkov (Frank Shanon), enfrenta de novo o imperador Ming (Charles Middleton) que, aliado à diabólica rainha de Marte, lança nitrogénio para a atmosfera terrestre."
Abbott and Costello goes to Mars de Charles Lamont, Estados Unidos, 1953.
"Abbott e Costello preparam-se para chegar a Marte mas a nave sofre um desvio e aterra em Vénus, que, para fazer jus ao nome, é povoado por beldades interpretadas pelas concorrentes a Miss Universo desse ano. O problema é que elas odeiam homens, e adupla sai a correr para o foguete de regresso."
Missile to the moon de Richard Cunha, Estados Unidos, 1959.
"Três aventureiros chegam à Lua e descobrem as mulheres selenitas escondidas numa caverna com medo de uma aranha gigante. Esta nova versão do “clássico” Kitsch CAT WOMEN OF THE MOON, é mais lembrado por um argumento, cenários e adereços completamente inconcebíveis! A descobrir, para vingar Ed Wood!!!"
Chikyu Boeigun de Inoshiro Honda, Japão, 1957.
"Um dos vários filmes de space opera japoneses que chegaram até nós durante a moda do género, realizado por um dos seus mestres, Inoshiro Honda (a quem Kurosawa presta homenagem num dos seus SONHOS). Extra-terestres enviam ao Japão uma ave robot que lança raios mortais pelos lhos com o objectivo de levar mulheres para a sua raça em perigo."
Devil Girl from Mars de David MacDonald, Grã-Bretanha, 1954.
"Variação britânica de THE DAY THE EARTH STOOD STILL. A uma estalagem escocesa, onde um criminoso evadido se refugiou e onde se encontram uma série de figuras “características”, cgega uma marciana com más notícias. As suas confrades tomaram o poder em Marte e instalaram um “matriarcado intransigente”, e ela está ali para levar alguns machos a fim de propagar a raça."
in "programação da cinemateca", Setembro de 2002.
posted by Luís Miguel Dias quarta-feira, fevereiro 25, 2004