A montanha mágica

quinta-feira, janeiro 15, 2004

Thomas Pynchon, os simpsons, uma torre, Remedios, "rostos em forma de coração", Varo, um convite, a marge simpson e uma tapeçaria "e esta tapeçaria era o mundo".



Remedios Varo, Bordando el Manto Terrestre, 1961.


"Aliás, ela devia conhecer múltiplas revelações. Não propriamente acerca de Pierce Inverarity ou dela própria, mas sobre coisas até então mantidas em segredo. Ela vivera com uma sensação de isolamento, sem intensidade, como num casulo, como se observasse um filme pouco nítido que o projeccionista se recusasse a focar. Fizera papel de uma sonhadora de Rapunzel, misteriosamente prisioneira entre os pinheiros e as brumas salgadas de Kinneret, à espera de alguém que lhe dissesse olá, solta os cabelos. Quando surgira Pierce, ela tirara com alegria os ganchos e os rolos, deixando os cabelos cair soltos como uma cascata bela e sussurante; só quando Pierce chegara talvez a meio caminho a sua bela cabeleira se transformara, por artes mágicas, numa enorme peruca que se desprendera e o pobre caira de cu. Mas corajosamente, servindo-se talvez de um dos seus muitos cartões de crédito, ele forçara a fechadura da porta da sua torre e subira a escada de caracol: era por aí que ele deveria ter começado, se tivesse sido mais astuto. O que se passara depois entre os dois nunca saíra realmente daquela torre. Na Cidade do México, tinham entrado por acaso numa exposição de pintura da bela refugiada espanhola Remedios Varo: no painel central de um tríptico intitulado Bordando el Manto Terrestre, podia ver-se um grupo de raparigas frágeis, rostos em forma de coração, olhos imensos e cabelos como fios de ouro; prisioneiros no cimo de uma torre circular, bordavam uma espécie de tapeçaria que caía de uma seteira voando no ar, parecendo desesperadamente querer preencher o vácuo: porque todas as casas, todas as pessoas, as vagas, os barcos e florestas da Terra estavam contidas nesta tapeçaria, e esta tapeçaria era o mundo. Oedipa, obstinada, ficou em frente do quadro e chorou. Ninguém notara; usava óculos escuros de lentes verdes. Por momentos pensou se conseguiria ocultar as lágrimas. Poderia assim observar para si e para sempre a tristeza desse momento, ver o mundo reflectido através daquelas lágrimas, lágrimas daquele instante, como se os índices de refracção ainda desconhecidos variassem de choro para choro. Ela olhara a seus pés e compreendera, graças a um quadro, que aquilo que a oprimia havia sido urdido talvez a três mil quilómetros dali na sua própria torre, México apenas por acidente, mesmo que Pierce não a tenha arrancado a nada e que ela não tenha fugido. De que queria tanto fugir? Uma donzela assim cativa, com todo o seu tempo para pensar, depressa compreende que a sua torre, a sua altura e a sua arquitectura são como o seu ego puramente acidentais: que aquilo que a retém onde está é mágico, anónimo e maligno, veio-lhe do exterior e foi-lhe imposto sem razão. Sem nada mais do que a angústia que lhe aperta o ventre e a intuição feminina para interpretar esta magia informe, compreender-lhe o mecanismo, medir-lhe os campos magnéticos, calcular as linhas de força, ela pode cair na superstição, ou dedicar-se a um passatempo útil como os bordados, ou enlouquecer, ou casar com um disc jockey. Se a torre está em todo o lado e o cavaleiro da libertação é vunerável a esta magia, então que mais…"

Pynchon, Thomas (trad. Manuela Garcia Marques), "O Leilão do Lote 49", Lisboa, Fragmentos, 1987, p.p. 17 e 18.





Ó Ivan, (caso esteja nos E.U.A.) será que não quer fazer o favor de nos contar, no dia seguinte ou nessa noite, o que se passou no episódio dos simpsons que vai para o ar no próximo dia 25 de Janeiro? Obrigado.

posted by Luís Miguel Dias quinta-feira, janeiro 15, 2004

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past