A montanha mágica

quinta-feira, janeiro 29, 2004

LITERATURA – "The Catcher in the Rye"



Lotte Jacobi/ UP Newspictures
Salinger in 1953


"- Reprovei-te em História porque tu nada sabias.
- Eu sei. Era infalível.
- Nada sabias. Absolutamente nada – repetiu. Uma coisa que me enlouquece é as pessoas dizerem as coisas duas vezes, depois de já termos concordado logo à primeira. E ele disse aquilo três vezes. – Mas absolutamente nada. Até duvido de que tenhas aberto o livro. Foi ou não foi?
Diz lá a verdade, rapaz!
- Bem! Eu olhei para ele algumas vezes – respondi. Não queria ofendê-lo. Era louco por História.
- Olhaste, hem? – disse, muito sarcástico. – A tua prova está ali, sobre o armário. Em cima dos livros. Trá-la cá. (…)

Começou a mirar e a remirar a prova.
- Estudamos os Egípcios desde o dia 4 de Novembro até 2 de Dezembro – disse ele. – Escolheste os Egípcios para tema de desenvolvimento. Queres ouvir o que escreveste?
- Não, senhor. Não tenho grande interesse – respondi. Mas ele leu a composição. É impossível deter um professor quando está disposto a fazer qualquer coisa. Acabam sempre por fazer o que pensam.

Os egípcios pertenciam a uma velha raça caucasiana fixada na zona norte de África. A última, como sabemos, é o maior continente do hemisfério ocidental.

E eu ali sentado, a ter de ouvir aquela estupidez! Era uma armadilha indecente.

Os Egípcios são extraordinariamente interessantes por vários motivos. A ciência moderna ainda não descobriu os ingredientes secretos que os Egípcios usavam para preservar os seus mortos durante séculos e séculos. Este mistério é um desafio à ciência moderna do século XX.

Interrompeu a leitura e olhou para mim. Eu começava a odiá-lo.
- A tua composição, chamemos-lhe assim, termina aqui – disse, num tom muito sarcástico. Quem diria que um velho daqueles poderia ser tão sarcástico? – Contudo, escreveste ainda uma nota pessoal no fundo da página – acrescentou.
- Bem sei – disse eu rapidamente, para evitar que ele lesse aquilo em voz alta. Mas era impossível deteê-lo. Estava rubro.

Meu caro Mr. Spencer – leu em voz alta. – Isto é tudo o que eu sei sobre os Egípcios. Não estou muito interessado no assunto, embora as suas lições fossem muito interessantes. Não me importo de que me reprove, pois já estou reprovado em tudo, excepto em Inglês. Respeitosamente, Holden Caulfield.

Depois contemplou-me como se acabasse de me vencer ao pinguepongue ou coisa semelhante. Parece-me que nunca o esquecerei só por me ter lido aquilo em voz alta. Eu nunca o teria feito se fosse ele quem tivesse escrito aquela nota. Escrevi, aliás, aquelas malditas linhas só para que ele não sentisse remorsos em reprovar-me.
- E achas que eu fui injusto, rapaz?
- Não, senhor! Nem pensar nisso é bom! – respondi. Quem me dera que ele deixasse de me deixar «rapaz» de uma vez para sempre. (…)

Bem! Via-se que ele estava contristado. Por isso, consolei-o. Disse-lhe que eu não passava de um idiota, e tudo o mais. Disse-lhe que teria feito exactamente a mesma coisa e que as pessoas, geralmente, não compreendem como é difícil ser-se professor. Este género de coisas. A velha treta.
Mas o mais curioso é que, enquanto eu lhe impigia estas balelas, ia pensando em assuntos muito diferentes. Vivo em Nova Iorque e, por isso, pensava na lagoa do lado sul do Central Park. Tentava imaginar se ela já estaria gelada quando voltasse a casa e, se estivesse, para onde teriam ido os patos. Para onde irão os patos quando a lagoa gela? Levá-los-ão num carro para algum jardim zoológico? Ou, muito simplesmente, voarão para outras bandas?"


SALINGER, J.D. (trad. João Palma Ferreira), "Uma Agulha no Palheiro", Lisboa, Livros do Brasil, 2000, p.p. 19 - 22.

posted by Luís Miguel Dias quinta-feira, janeiro 29, 2004

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past