sábado, janeiro 31, 2004
do Mestre d`A Casa Encantada (13)
CINEMA E PINTURA VIII
O Eclipse de Michelangelo Antonioni (1962).
![]()
"O filme que encerra uma trilogia, ao lado de L`AVVENTURA e LA NOTTE. Mónica Vitti é uma mulher que após romper com o amante se encontra só e desamparada, e que procura refazer a vida com um corrector da Bolsa obcecado pelo jogo do dinheiro, o que a leva de nova à solidão."
Carta de uma Desconhecida de Max Ophuls (1948)
"Talvez a obra prima do período americano de Ophuls, reconstituindo a mesma Viena onde decorria o filme que revelara, LIEBELEI. Adaptado de um romance de Stefan Zweig, é, como LIEBELEI ou LE PLAISIR, uma reflexão sobre o prazer efémero, os devaneios e as sequelas deixadas nos seres que a eles se entregam de corpo e alma."
Lola Montes de Max Ophuls (1955)
"Foi o último filme de Max Ophuls, e foi um filme “maldito”, desfigurado pelos produtores e arrasado pela generalidade da crítica – até que os Cahiers, e em particular Truffaut, dele fizeram uma inflamada defesa. As razões da admiração dos cineastas da Nouvelle Vague por Ophuls talvez se condensem, como escreveu Bazin, no facto de ele “ousar fazer um filme de vanguarda a partir do mais convencional dos temas, e em condições de produção que impõem, por norma, o pior academismo."
in programação da cinemateca, Junho de 2002.
posted by Luís Miguel Dias sábado, janeiro 31, 2004