A montanha mágica

sábado, janeiro 17, 2004

do Mestre d`A Casa Encantada (12)


CINEMA E PINTURA VIII


Intolerância de David Wark Griffith (1916)





"Um dos maiores filmes da história do cinema. Quatro histórias que decorrem em épocas diferentes, intercalam-se e progridem ao mesmo nível até atingirem o clímax; os grandiosos cenários marcaram todo o cinema de reconstituição histórica do futuro."


Mor Vran – La Mer dês Corbeaux de Jean Epstein (1931)



Finis Terrae, 1929.



"Dois filmes de um dos grandes realizadores franceses incompreendidos da sua geração. FINIS TERRAE foi realizado na costa da Bretanha e MOR VRAN na ilha de Sein. Ambos fazem parte de uma trilogia (completada com L`OR DES MERS em 1932) dedicada à Bretanha que toma a forma de um poema visual sobre a vida o maor e a morte dos seus habitantes."


Marabunta (The Naked Jungle) de Byron Haskin (1954)



"No começo do século XX, um plantador na América do Sul casa por procuração com uma desconhecida. A desconfiança começa a nascer entre eles e a crise agrava-se simultaneamente com a notícia de que uma invasão de formigas gigantes (a marabunta) ameaça destruir a plantação. O filme destacou-se pelos efeitos especiais (George Pal, o produtor, e Haskin, o realizador, já tinham feito juntos THE WAR OF THE WORLDS) mostrando o avanço das formigas devorando tudo à sua passagem."


O Homem que Sabia Demasiado de Alfred Hitchcock (1934).



"Primeira versão de uma história a que Hitchcock voltou no seu período americano. Comparando-as, Hitch disse que esta versão “foi realizada por um amador de talento e a segunda por um profissional.” Foi também o filme que consagrou definitivamente o realizador como o “mestre do suspense” e fez dele o mais conhecido e importante da Inglaterra. Em férias na Suiça, um casal de ingleses é envolvido numa intriga de espionagem. Como na versão americana o grande momento é o atentado no Albert Hall. Destaque ainda para apresença de Peter Lorre no seu primeiro papel fora da Alemanha."


O Homem que Sabia Demasiado de Alfred Hitchcock (1956).



"Segunda versão do filme de Hitchcock de 1934. Um pacato casal americano vê-se envolvido numa intriga política aquando das suas férias em Marrakesh. Um dos trabalhos mais brilhantes do autor de VERTIGO, que culmina na espantosa sequência do atentado no Albert Hall, com a orquestra dirigida pelo compositor favorito de Hitch, Bernard Herrmann. Doris Day canta Che Será, Será, melodia vencedora do Óscar desse ano."


O Prisioneiro do Castelo de Zenda de John Cromwell (1937)<


John Cromwell

"Quinta versão da novela de Anthony Hope, muito próxima da anterior, de John Cromwell, mas enriquecida com o Technicolor, numa belíssima fotografia de Joseph Ruttenberg. James Mason é um fabuloso vilão, Rupert de Hentzau (interpretado por Douglas Fairbanks Jr. Na versão anterior)."


in programção da cinemateca portuguesa, Junho de 2002.

posted by Luís Miguel Dias sábado, janeiro 17, 2004

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past