segunda-feira, janeiro 05, 2004
do Mestre d`A Casa Encantada (11)
CINEMA E PINTURA VI
A Marquesa de O (Die Marquise Von O) de Eric Rohmer, 1976.
![]()
![]()
"Adaptado da obra de Heinrich Von Kleist, DIE MARQUISE VON O é a história de uma jovem aristocrata viúva que é violada quando está sob a influência de forte sedativo. O violador surgirá mais tarde para a pedir em casamento, sem confessar o que fez. Só o fará quando a marquesa manda pôr um anúncio nos jornais para saber quem é o pai da criança que espera. Rohmer segue fielmente o enredo de Kleist, num filme que para além das espantosas interpretações conta com uma admirável fotografia de Nestor Almendros."
Destinos nas Trevas (Play Misty For Me) de Clint Eastwood, 1971.
"O primeiro filme dirigido por Clint Esatwood, que também o interpreta, na figura de um conhecido animador radiofónico por quem uma ouvinte se apaixona doentiamente, levando-a a um assédio obssessivo que não hesitará diante da violência e do crime. Um filme que antecipa em 16 anos o FATAL ATTRACTION de Adrian Lyne."
Solaris de André Tarkovski, 1972.
"Adaptado de um romance de Stanislaw Lem, SOLARIS é um dos mais famosos filmes de Tarkovski. Nome de um planeta misterioso que uma expedição científica estuda e onde testemunha estranhos fenómenos. SOLARIS tem a particularidade de “materializar” o que de mais profundo se encontra na consciência humana, o que coloca “novos” problemas morais: “Como permanecer um homem numa condição desumana”."
Love and Death on Long Island de Richard Kwietniowski, 1997.
![]()
![]()
"Um escritor entra num cinema que exibe uma característica “comédia de estudantes” de hoje, e fica obcecado por um dos seus intérpretes, partindo em seguida para Long Island para o encontrar. Adaptado pelo realizador de um romance de Gilbert Adair."
in "programação da cinemateca", Maio de 2002.
posted by Luís Miguel Dias segunda-feira, janeiro 05, 2004