quinta-feira, dezembro 11, 2003
"VEGA
Mar & AVENTURAS"
uma nova revista. uma revista diferente. de mar. o número um que acabou de sair. o editor José Vegar. custa 3.50 euros. e diz o seguinte no seu primeiro editorial:
"Com o pano castigado pelo vento pela primeira vez, o deck ainda a cheirar a cera, mas com um rumo bem traçado, lançamo-nos nesta aventura temerária de escrever uma revista de mar num país de navegadores que já o cnheceram melhor do que ninguém."
o seu primeiro índice:
"12. Perfil - Gustavo Lima
O novo campeão do mundo da classe Laser olímpica revela pela primeira vez os seus segredos profissionais, e acredita que pode chegar muito longe. A maior ambição é a conquista da medalha de ouro nos próximos Jogos Olímpicos.
20. Reportagem - Taça América
A regata mais mítica de todos os tempos da vela tem uma história recheada de aventuras e curiosidades.
34. Odisseia - Tartarugas
Uma veterinária portuguesa aceitou ir para a ilha de Chipre, em busca de um melhor conhecimento das tartarugas marinhas, uma espécie em perigo grave de extinção.
42. Tema Estratégico - Poluição
Os Estados continuam a desprezar o mar e aqueles que o usam, não investindo a fundo na prevenção e resolução dos problemas de segurança e poluição.
50. Navios da Época - Infante
Um dos mais fascinantes navios portugueses, o Infante Dom Henrique, foi vendido para sucata. Uma tragédia silenciosa.
58. Estante de Bordo - Cartografia
A Sociedade de Geografia editou um precioso cd-rom com cartografia portuguesa antiga e uma editora inglesa publicou agora um atlas geoestratégico fundamental."
Nas "coordenadas", podemos encontrar notícias breves. seleccionamos esta.
"O site MySkipper.com é um dos grandes sites portugueses dedicados ao mar, dirigido àqueles que possuem embarcações e não só. Ali é possível encontrar toda a informação necessária para desfrutar de lazer, viagens e do prazer de andar no mar."
e navegamos até à página 50.
"esquecido pelos portugueses, ignorado pelo estado o paquete Infante Dom Henrique morreu sozinho em Barcelona.?
escreve depoisManuel João de Santaclara: "Não podia no primeiro número da revista Veja - Mar e Aventuras, deixar para trás e para o esquecimento, a razão pela qual comecei a escrever artigos de história de embarcações de época, em diversas publicações portuguesas.
A razão da história de um navio que outrora fora o navio almirante da nossa frota da Marinha Mercante. Refiro-me, como não podia deixar de ser ao "Infante". (...)
Vivemos num país de tradição marítima, mas onde apenas nos preocupamos com futebol ou comescãndalos políticos e nada fazemos para salvaguardarmos o que culturalmente nos pertence ou pertenceu. Tudo isto é absurdo, porque não podemos pensar no futuro sem conservarmos o passado. (...)
Relembro os distraídos que, por exemplo, uma das rainhas do mar, que fazia a carreira Southampton-Nova Iorque, é hoje além de hotel e museu, um centro de diversões e eventos de Miami. Falo do velho «Queen Mary» da Cunard Line, que muitas vezes escalou em Lisboa.
Mas o destino do Infante Dom Henrique já estava marcado. Segundo crenças de quem anda e navega no mar, nunca se deve mudar o nome aos navios, porque dá azar. Quem sabe se não foi o facto do ?Infante? mudar de nome três vezes que traçou o seu destino."
O artigo segue a sua rota. Querem saber por quanto foi vendido o "Infante"? por 390 mil contos ,a um sucateiro turco.
Lembram-se do "Finis Patriae" do Guerra Junqueiro? Todos os dias? Sim, todos os dias.
posted by Luís Miguel Dias quinta-feira, dezembro 11, 2003