domingo, dezembro 14, 2003
do Mestre d`A Casa Encantada (10)
CINEMA E PINTURA VI
Andrei Rubliov de Andrei Tarkovski (1966-67).
"A história do pintor de ícons Andrei Rubliov, é pretexto para Tarkovski criar um fresco magistral sobre a Idade Média, a fé e a criação artística. Um filme imenso e solene, do lirismo mais exacerbado ao realismo mais doloroso, no percurso de Rubliov para a elevação do espírito."
The Picture of Dorian Gray de Albert Lewin (1944)
"Adaptação da famosa novella de Oscar Wilde, sobre um aristocrata libertino cujos vícios e crimes se “sublinham” num quadro que esconde num sótão. Óscar para a melhor fotografia. Destaque-se que o último plano (que exibe “transformado”) é a cores num filme a preto e branco."
A Matter Of Live and Death de Michael Powell e Emeric Pressburger (1946)
"Uma obra prima do cinema fantástico que é também uma das mais deslumbrantes experiências com a cor no cinema. Um piloto ferido em combate é sujeito a uma melindrosa operação, e o tempo dela é também o de uma digressão pelo “outro mundo” (a preto e branco, contrastando com a cor do mundo real), onde tem de enfrentar um julgamento."
The Cobweb de Vincente Minnelli (1955).
"Nova incursão na loucura por Vincente Minnelli, anos depois de UNDERCURRENT, e preparando-se para o assombroso retrato de Van Gogh no ano seguinte. Em THE COBWEB, Minnelli coloca a instituição no próprio centro do drama, fazendo da clínica de doenças mentais a arena onde se confrontam os membros do corpo médico."
Muriel ou le Temps d'un Retour de Alain Resnais (1963).
"Jean-Louis Comolli afirmou que Muriel “assinala a chegada da sensibilidade ao cinema de Resnais, numa emoção próxima das coisas e dos seres”. Situado em França, no período final da guerra da Argélia, Muriel tem como tema a memória afectiva de uma mulher (Delphine Seyrig) que não consegue esquecer o passado, e o seu filho, obcecado plas violências que testemunhou e a tortura e morte de uma mulher."
La Prise de Pouvoir par Louis XIV de Roberto Rossellini (1966)
"Notável evocação da história de França, no momento em que se instaura o poder pessoal e absoluto de Luís XIV, e se inicia o reinado do “rei-sol”. O exemplo mais perfeito do “cinema didáctico” que Rossellini fez para a televisão."
The Vanishing Point de Richard Sarafian (1971).
"THE VANISHING POINT é um dos muitos filmes que se fizeram nos EUA na sequência do sucesso de EASY RIDER. Uma história que tem por personagem um rebelde individualista que por puro desafio resolve percorrer as auto-estradas de Denver a San Francisco a alta velocidade. Perseguido pela polícia de dois Estados, torna-se um herói popular apoiado pelas estações de rádio locais."
in “programação da cinemateca", Maio de 2002.
posted by Luís Miguel Dias domingo, dezembro 14, 2003