sexta-feira, novembro 14, 2003
HAGIOGRAFIA
"VALDÉS LEAL : LA VIDA DE SAN AMBROSIO"
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SAN AMBROSIO NEGANDO AL EMPERADOR TEODOSIO LA ENTRADA EN EL TEMPLO
"Según la leyenda, la escena que se representa aquí habría tenido lugar tras producirse en Tesalónica en el año 390 un tumulto popular y ordenar Teodosio que su ejército se lanzara sobre la población, lo que dio lugar a una matanza en la que hubo siete mil muertos. Cuando posteriormente Teodosio fue a Milán, San Ambrosio le prohibió la entrada al templo hasta que no hiciera la debida penitencia.
Este enfrentamiento, lleno de posibilidades dramáticas, fue quizá la escena de la vida del santo más representada debido a su significación: la afirmación de la superioridad moral de la Iglesia y la reivindicación de su soberanía frente al poder temporal en cuestiones eclesiásticas."
Força do latim literário
“Daqui resulta que, a partir dos anos 400, o Ocidente começa a fazer ecoar nas basílicas hinos que conseguem a síntese entre uma forma literária tradicional e uma execução oral em que a massa dos locutores pode participar activamente, seja qual for o nível de instrução. Se pensarmos que esta criação poética foi desenvolvida na altura em que violentos conflitos opunham o bispo católico de Milão aos seus rivais arianos e ao próprio soberano, deduziremos que não se tratava de uma busca poética abstracta, mas de um instrumento de combate. Ambrósio queria exaltar a cristologia católica, instruir melhor os fiéis e exortá-los à coragem. Milão, capital imperial, grande centro urbano, era naturalmente um meio favorável à invenção literária e à comunicação colectiva; o nível cultural da população era certamente elevado e a proporção de analfabetos reduzida. Apesar de tudo, fica-se chocado com a constatação de a latinidade continuar a ser um instrumento eficaz de luta ideológica. O bispo de Milão impôs em definitivo o seu direito às armas imperiais com o apoio dos seus fiéis, galvanizados pela simples força do seu verbo. Assim se realizou de uma forma inesperada nessas circunstâncias a antiga injunção: cedant arma togae! Estes hinos ambrosianos não ficaram confinados ao círculo do Milanês. Muito pelo contrário: espalharam-se para uso geral das igrejas.”
Este pequeno excerto foi retirado da obra GÉNESE CULTURAL DA EUROPA séculos V - VIII, do autor francês Michael Bonniard, publicado entre nós pela Terramar no ano de 1995. Em frança foi publicado em 1989 pelas Éditions du Seuil.
Será que esta obra chegou às elites francesas? aos seus dirigentes políticos? especialmente áqueles que fizeram parte da Convenção?
posted by Luís Miguel Dias sexta-feira, novembro 14, 2003