A montanha mágica

sexta-feira, novembro 14, 2003

HAGIOGRAFIA


"VALDÉS LEAL : LA VIDA DE SAN AMBROSIO"


SAN AMBROSIO NEGANDO AL EMPERADOR TEODOSIO LA ENTRADA EN EL TEMPLO

"Según la leyenda, la escena que se representa aquí habría tenido lugar tras producirse en Tesalónica en el año 390 un tumulto popular y ordenar Teodosio que su ejército se lanzara sobre la población, lo que dio lugar a una matanza en la que hubo siete mil muertos. Cuando posteriormente Teodosio fue a Milán, San Ambrosio le prohibió la entrada al templo hasta que no hiciera la debida penitencia.

Este enfrentamiento, lleno de posibilidades dramáticas, fue quizá la escena de la vida del santo más representada debido a su significación: la afirmación de la superioridad moral de la Iglesia y la reivindicación de su soberanía frente al poder temporal en cuestiones eclesiásticas."


Força do latim literário

“Daqui resulta que, a partir dos anos 400, o Ocidente começa a fazer ecoar nas basílicas hinos que conseguem a síntese entre uma forma literária tradicional e uma execução oral em que a massa dos locutores pode participar activamente, seja qual for o nível de instrução. Se pensarmos que esta criação poética foi desenvolvida na altura em que violentos conflitos opunham o bispo católico de Milão aos seus rivais arianos e ao próprio soberano, deduziremos que não se tratava de uma busca poética abstracta, mas de um instrumento de combate. Ambrósio queria exaltar a cristologia católica, instruir melhor os fiéis e exortá-los à coragem. Milão, capital imperial, grande centro urbano, era naturalmente um meio favorável à invenção literária e à comunicação colectiva; o nível cultural da população era certamente elevado e a proporção de analfabetos reduzida. Apesar de tudo, fica-se chocado com a constatação de a latinidade continuar a ser um instrumento eficaz de luta ideológica. O bispo de Milão impôs em definitivo o seu direito às armas imperiais com o apoio dos seus fiéis, galvanizados pela simples força do seu verbo. Assim se realizou de uma forma inesperada nessas circunstâncias a antiga injunção: cedant arma togae! Estes hinos ambrosianos não ficaram confinados ao círculo do Milanês. Muito pelo contrário: espalharam-se para uso geral das igrejas.”


Este pequeno excerto foi retirado da obra GÉNESE CULTURAL DA EUROPA séculos V - VIII, do autor francês Michael Bonniard, publicado entre nós pela Terramar no ano de 1995. Em frança foi publicado em 1989 pelas Éditions du Seuil.
Será que esta obra chegou às elites francesas? aos seus dirigentes políticos? especialmente áqueles que fizeram parte da Convenção?

posted by Luís Miguel Dias sexta-feira, novembro 14, 2003

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past