domingo, novembro 30, 2003
FARÖ
David Johnson (British), American Barque "Jane Tudor," Conway Bay, ca. 1855.
“Queixas-te de que falas e de que Deus não te ouve.
Dizes que estás encarcerado e temes uma pena perpétua, apesar de ninguém se ter pronunciado.
Considera-te, pois, teu juiz e teu carcereiro. Prisioneiro, abandona a tua prisão. Verás, para teu espanto, que ninguém te impedirá.
A realidade fora dos muros da prisão é aterradora, apesar de menos aterradora do que a tua angústia fechado naquela cela das profundezas.
Caminha rumo à liberdade. Não é difícil. Apesar do segundo passo ser o mais difícil nunca te deixes vencer pelo teu carcereiro, que não é outro senão o teu medo e o teu orgulho.”
in Na presença de um palhaço de Ingmar Bergman.
“ No dia em que o escultor Salvini morreu, foi-lhe concedido como ao resto dos mortais, o tempo de percorrer todos os locais e instantes da sua vida na terra.
O escultor recusou este favor.
`A minha vida não foi mais que uma sucessão de aventuras extraordinárias e visitá-las só serviria para mais me entristecer`, disse ele. Prefiro servir-me do tempo que me dão para percorrer a minha última obra. “Nemésis divina”, que todos conhecem melhor como “Triunfo da morte”. E assim fez.
Pouco tempo depois, o anjo da morte aparece para lhe dizer que o tempo terminara.
`Há um paradoxo em tudo isto, diz Salvini, tinha tempo para visitar todos os momentos da minha vida, que durou 63 anos, e esse mesmo tempo, não chegou para percorrer um obra que fiz em três meses.`
`Nesta obra, há toda uma vida, e a vida de todos os homens, respondeu o anjo da morte. Para percorrer, precisarias da eternidade.`”
in O tempo reencontrado de Raoul Ruiz.
posted by Luís Miguel Dias domingo, novembro 30, 2003