terça-feira, novembro 25, 2003
do Mestre d`A Casa Encantada (9)
CINEMA E PINTURA IV
O Testamento do Dr. Mabuse de Fritz Lang (1933).
“A última obra prima de Fritz Lang na Alemanha antes da ascensão dos nazis ao poder, é uma verdadeira alegoria sobre o novo regime, que seria proibido por Goebbels logo após a tomada de poder. Lang retoma o personagem do Dr. Mabuse que o clássico mudo deixara num asilo de alienados. Através dos seus escritos (verdadeiro manual de terrorismo) um seu “herdeiro” dirige um regime de terror e crime a partir do hospital.”
A Mulher na Lua de Fritz Lang (1929).
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“Esta história de uma expedição à Lua em busca de ouro é também uma história de amor, de cobiça, de luta contra o destino e de fracasso, como todos os filmes de Lang. A cobiça lançará os membros da expedição uns contra os outros até restarem apenas um homem e uma mulher, novos Adão e Eva num mundo deserto. A MULHER NA LUA tem a curiosidade de ter sido também o primeiro grande filme de ficção científica feito com rigor (Hitler proibiu-o porque a nave era quase idêntica às V-2 que se construíam em segredo). Um dos grandes “tesouros” da Cinemateca, restituído no ano 2000 ao esplendor original numa versão restaurada a partir de uma cópia de época em nitrato conservada no nosso arquivo.”
Suprema Decisão de Fritz Lang (1944)
“Um dos filmes que Fritz Lang mais gostava, e o que mais se coloca sob a instância psicanalítica, na manifestação do sonho como reflexo das culpas não assumidas. Todo o filme é uma construção onírica sobre um homem convencional que se deixa envolver nas teias de uma mulher fatal que o leva ao crime.”
Cidade nas Trevas de Fritz Lang (1956).
“Outro dos filmes favoritos de Lang. Adaptação de um romance de Charles Einstein que, por sua vez, teve como uma das inspirações o filme de Lang MAN HUNT. Lang retoma o tema do assassino “compulsivo” que desenvolvera em M, mas coloca-o no centro da disputa pela direcção de um jornal por um grupo de candidatos.”
O Diabólico Dr. Mabuse de Fritz Lang (1960).
“No seu regresso à Alemanha depois da guerra, Lang escolheu refazer dois clássicos do mudo que deixara o seu nome ligado. DIE TAUSEND AUGEN DES DR. MABUSE tornou-se o seu último filme e revela-se tão premonitório da sociedade futura como o Mabuse anterior o fora do nazismo. Nesta última aventura (dirigida por Lang, pois que o personagem de Mabuse continuou em filmes medíocres), um descendente do génio do crime utiliza a electrónica e a televisão para espiar os menores gestos dos ricos clientes de um hotel de luxo.”
in programação da cinemateca, Fevereiro de 2002.
posted by Luís Miguel Dias terça-feira, novembro 25, 2003