A montanha mágica

segunda-feira, novembro 17, 2003

do Mestre d`A Casa Encantada (8)


CINEMA E PINTURA IV


True Heart Susie, de David Wark Griffith (1919).



“Simplicidade como sinónimo de perfeição. TRUE HEART SUSIE é um dos filmes mais complexos de Griffith, entre o romance pastoril e o melodrama. A história de uma jovem que apoia na sombra o homem que ama, vendo este nela apenas uma amiga. Tom Cunning, um dos mais destacados críticos griffithianos, refere que TRUE HEART SUSIE representa, ao lado de BROKEN BLOSSOMS e WAY DOWN EAST, o máximo da depuração da obra de Griffith no que se refere à aproximação aos seres humanos. A abrir a sessão, um Griffith de 1909, também sobre uma história de amor mal-correspondido mas duradouro.” [Lines Of White On A Sullen Sea, de David Wark Griffith (1909).


A Morte Cansada, de Fritz Lang (1921).



“O amor mais forte do que a morte. O filme que consagrou Fritz Lang é uma deslumbrante parábola sobre a vida, o amor e a morte. Uma jovem quer roubar o noivo à Morte que lhe impõe, como prova, proteger a luz de três velas que correspondem a outras tantas vidas em perigo. O último episódio é uma féerie oriental que influenciou Douglas Fairbanks para fazer o seu famoso THE THIEF OF BAGDAD.”


Nosferatu, Ein Symphonie Dês Grauens, de Friedrich W. Murnau (1922).



“Quando chegou ao outro lado da ponte, os fantasmas vieram ao seu encontro ». Este célebre intertúlio de NOSFERATU abre as portas do cinema fantástico. A primeira e mais célebre adaptação do romance de Bram Stocker, Dracula e uma das máximas obras-primas da história do cinema.”


As Finanças do Grão-Duque, de Friedrich W. Murnau (1923).



“Lottte Eisner chamou-lhe um “filme menor” na obra de Murnau, destacando apenas “uma certa autenticidade da arquitectura, a riqueza discreta dos cenários, construídos em Balbelsberg, e algumas profundidades de campo”. Mas por detrás da “frivolidade” desta comédia emerge uma amena crítica à vida de então na Alemanha e na Europa.”


Tartufo, de Friedrich W. Murnau (1925)



“A peça de Moliére serve de “revelador” ao refinamento que a hipocrisia toma quando alguém procura conquistar os favores de outro. O filme decorre nos tempos “modernos” (o da rodagem) e conta as manobras de um hipócrita que a representação da peça no palco vem pôr a claro, como a peça no interior de Hamlet revelava o crime do rei. O método de Murnau não terá sido bem compreendido e o filme foi um inesperado fracasso na sua carreira. Hoje, é unanimemente considerado um filme genial.


Almas Perversas (Scarlet Street), de Frtitz Lang (1945).



“ Segunda versão do famoso romance de La Fouchardière e a primeira incyrsão de Frtiz Lang na obra de Jean Renoir (o filme é um remake de LA CHIENNE). A história de um pintor que abandona a mulher e mata a amante num acesso de cólera e perde a sua faceta realista para se transformar numa sombria incursão pela culpa e o peso do destino, numa atmosfera de filme negro.”


in programação da cinemateca, Fevereiro de 2002.

posted by Luís Miguel Dias segunda-feira, novembro 17, 2003

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past