sexta-feira, novembro 07, 2003
do Mestre d`A Casa Encantada (7)
CINEMA E PINTURA III
Wavelength de Michael Snow, (1967).
"WAVELENGHT desenvolve de forma radical a figura do movimento zoom, filmado em direcções díspares a partir do interior de um quarto onde jaz um corpo. Movimento infinito em sentido físico e metafísico."
Cassis de Jonas Mekas, (1964).
"Uma sessão que reúne dois ?clássicos? do cinema experimental. CASSIS, de Jonas Mekas, é um retrato do porto de Cassis (no Sul de França) filmado num dia, imagem por imagem, da alvorada até ao pôr-do-sol."
La Glace à Trois Faces de Jean Epstein, (1927).
"Este magnífico filme de Jean Epstein, cineasta talvez ainda por valorizar devidamente, é uma comédia sobre um homem rico mas um pouco pateta que tem três mulheres completamente diferentes como pretendentes.
The Dance de David Rimmer, (1970)."
(...) "uma curta metragem experimental de David Rimmer, na qual um casal dança a uma velocidade vertiginosa. Uma trouvaille técnica e uma reflexão irónica sobre a natureza ilusionista do cinema."
Oyo-Sama de Kenji Mizoguchi, (1951)
"OYU-SAMA é uma adaptação de umromance de Jun`Ichiro Tanizaki ambientado na época de Meiji, em cuja reconstituição, no plano estético, Mizoguchi apostou muito. A história narra mais um triângulo amoroso, mas desta vez com uma peculiaridade: ninguém odeia ninguém, e todos se amam uns aos outros. O principal vértice deste triângulo, a senhora Oyu, é descrita por Dario Tommasi como alguém que ?representa a tradição a tradição, mas nem por isso renuncia á lógica do desejo.?
Kroustaliov, Ma Voiture ! de Alexei Guerman, (1998).
"Um projecto de Alexei Guerman, o autor de 20 Dias Sem Guerra, que levou mais uma década a concretizar-se. O filme está construído como uma série de cenas oníricas, que decorrem na década de 50, mais ou menos à volta de uma conspiração do KGB de inspiração anti-semita. Confirmação de um grande cineasta e um dos filmes mais importantes estreados em 1998, KROUSTALIOV, MA VOITURE! será exibido pela primeira vez em Portugal."
CÉZANNE de Jean Marie Straub e Danièle Huillet, (1989)
"CEZANNE é uma referência crucial para Jean-Marie Straub e Danièlle Huillet, que citam com frequência uma frase do pintor: ?olhem para esta montanha, um dia isto foi fogo?. Este é um dos filmes mais belos, acessíveis e intensos que Straub e Huillet realizaram. Sobre alguns quadros de Cézanne, sempre, sempre filmados na totalidade da sua superfície, com a moldura, numa parede, nunca como no cinema tradicional, ouvimos em off a leitura de trechos dos diálogos de Cézanne e Joachim Gasquet, intercalados com trechos da MADAME BOVARY de Renoir e DER TOD DES EMPEDOKLES dos cineastas."
TROP TÔT TROP TARD de Jean Marie Straub e Danièle Huillet, (1980)
"Outra « lição de história » de Straub e Huillet, desta vez aproximando uma carta de Engels sobre a situação dos camponeses franceses nas vésperas da Revolução do texto de um sociólogo egípcio sobre as lutas de classes no seu país, com imagens da França e do Egipto. A tese do filme tem um fundo pessimista, pois se a revolução veio ?demasiado cedo? em França, talvez já seja ?demasiado tarde? para a fazer no Egipto. O filme contém também três dos mais célebres planos da obra dos realizadores: dois travellings (um circular na Praça da Bastilha, um para a frente numa estrada no campo no Egipto) e um plano fixo da saída de operários de uma fábrica egípcia, espécie de remake do célebre filme dos irmãos Lumière."
in programção da cinemateca, Janeiro de 2002.
posted by Luís Miguel Dias sexta-feira, novembro 07, 2003