A montanha mágica

sexta-feira, novembro 07, 2003

do Mestre d`A Casa Encantada (7)


CINEMA E PINTURA III


Wavelength de Michael Snow, (1967).



"WAVELENGHT desenvolve de forma radical a figura do movimento zoom, filmado em direcções díspares a partir do interior de um quarto onde jaz um corpo. Movimento infinito em sentido físico e metafísico."


Cassis de Jonas Mekas, (1964).

"Uma sessão que reúne dois ?clássicos? do cinema experimental. CASSIS, de Jonas Mekas, é um retrato do porto de Cassis (no Sul de França) filmado num dia, imagem por imagem, da alvorada até ao pôr-do-sol."


La Glace à Trois Faces de Jean Epstein, (1927).



"Este magnífico filme de Jean Epstein, cineasta talvez ainda por valorizar devidamente, é uma comédia sobre um homem rico mas um pouco pateta que tem três mulheres completamente diferentes como pretendentes.


The Dance de David Rimmer, (1970)."


(...) "uma curta metragem experimental de David Rimmer, na qual um casal dança a uma velocidade vertiginosa. Uma trouvaille técnica e uma reflexão irónica sobre a natureza ilusionista do cinema."


Oyo-Sama de Kenji Mizoguchi, (1951)



"OYU-SAMA é uma adaptação de umromance de Jun`Ichiro Tanizaki ambientado na época de Meiji, em cuja reconstituição, no plano estético, Mizoguchi apostou muito. A história narra mais um triângulo amoroso, mas desta vez com uma peculiaridade: ninguém odeia ninguém, e todos se amam uns aos outros. O principal vértice deste triângulo, a senhora Oyu, é descrita por Dario Tommasi como alguém que ?representa a tradição a tradição, mas nem por isso renuncia á lógica do desejo.?


Kroustaliov, Ma Voiture ! de Alexei Guerman, (1998).



"Um projecto de Alexei Guerman, o autor de 20 Dias Sem Guerra, que levou mais uma década a concretizar-se. O filme está construído como uma série de cenas oníricas, que decorrem na década de 50, mais ou menos à volta de uma conspiração do KGB de inspiração anti-semita. Confirmação de um grande cineasta e um dos filmes mais importantes estreados em 1998, KROUSTALIOV, MA VOITURE! será exibido pela primeira vez em Portugal."


CÉZANNE de Jean Marie Straub e Danièle Huillet, (1989)



"CEZANNE é uma referência crucial para Jean-Marie Straub e Danièlle Huillet, que citam com frequência uma frase do pintor: ?olhem para esta montanha, um dia isto foi fogo?. Este é um dos filmes mais belos, acessíveis e intensos que Straub e Huillet realizaram. Sobre alguns quadros de Cézanne, sempre, sempre filmados na totalidade da sua superfície, com a moldura, numa parede, nunca como no cinema tradicional, ouvimos em off a leitura de trechos dos diálogos de Cézanne e Joachim Gasquet, intercalados com trechos da MADAME BOVARY de Renoir e DER TOD DES EMPEDOKLES dos cineastas."


TROP TÔT TROP TARD de Jean Marie Straub e Danièle Huillet, (1980)

"Outra « lição de história » de Straub e Huillet, desta vez aproximando uma carta de Engels sobre a situação dos camponeses franceses nas vésperas da Revolução do texto de um sociólogo egípcio sobre as lutas de classes no seu país, com imagens da França e do Egipto. A tese do filme tem um fundo pessimista, pois se a revolução veio ?demasiado cedo? em França, talvez já seja ?demasiado tarde? para a fazer no Egipto. O filme contém também três dos mais célebres planos da obra dos realizadores: dois travellings (um circular na Praça da Bastilha, um para a frente numa estrada no campo no Egipto) e um plano fixo da saída de operários de uma fábrica egípcia, espécie de remake do célebre filme dos irmãos Lumière."

in programção da cinemateca, Janeiro de 2002.

posted by Luís Miguel Dias sexta-feira, novembro 07, 2003

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past