sexta-feira, outubro 24, 2003
Por volta das 21horas escrevemos esta pequena indignação:
Está em Portugal? e …
Imaginemos, por momentos, que Mario Vargas Llosa tinha sido, este ano, laureado com o prémio nobel da literatura. E vinha a Portugal, e vinha apresentar o seu mais recente livro, e vinha para ficar quatro ou cinco dias e logo adivinhávamos a catadupa de convites e capas de jornais e revistas.
Mas Vargas Llosa não foi o laureado e veio a Portugal e não choveram capas de revistas e veio apresentar o seu mais recente livro e não houve catadupa. E Vargas Llosa veio por quatro ou cinco dias e ainda vai estar durante o fim de semana no Porto e vai para Washington a seguir.
E o Público falou e o Dn pouco falou (quiçá o Dna na grande entrevista) e, quem sabe, a Clara falará… mais uma vez. E na rtp, não merecia uma grande entrevista?
“O escritor peruano - cujo nome figurou entre os mais apontados como candidatos sérios ao Prémio Nobel da Literatura deste ano - não descarta a possibilidade de a literatura "se converter nalguma coisa de marginal, relegada cada vez mais como actividade minoritária, e desenvolvida em catacumbas". Se assim acontecer, "haverá um grande empobrecimento da Humanidade", preveniu. "E será por nossa causa, porque a literatura deve fazer parte da vida das famílias e dos programas de ensino a todos os níveis".”
Mesmo aceitando a sua função de entretenimento, avisou que a literatura não pode ser só divertimento. "Se o fosse, seria ultrapassada por outras formas mais eficazes. Não pode competir com a televisão e o cinema", disse. "A riqueza não são as imagens. São ideias materializadas em palavras que se dizem nos livros".
O livro de literatura, prosseguiu o escritor, é imprescindível para ensinar a falar as pessoas. "O vocabulário, os matizes, as subtilezas dão-os a boa literatura, que é aquela que mantém um alto nível de criatividade, daquilo que é diferente, do que não temos e com que sonhamos". Uma das superioridades da literatura, concluiu, é a "vocação crítica, que os audiovisuais não têm ou têm domesticada".”
in público
Agora, por volta das 0h13m, estamos deliciados. Muitos parabéns rtp e muitos parabéns Judite de Sousa. Obrigado.
posted by Luís Miguel Dias sexta-feira, outubro 24, 2003