terça-feira, outubro 28, 2003
do Mestre d`A Casa Encantada (6)
CINEMA E PINTURA III
Vertigo de Alfred Hitchcock, (1958).
"Duas mulheres que são uma só e um homem que numa procura recriar a imagem que tem da “outra”. Diz-se que Hitchcock só filmou histórias de amor. Se dúvidas houvesse, VERTIGO dissipava-as. É só a paixão (que chega à própria necrofilia) que motiva o personagem desta obra-prima de Hitch. O crime, a intriga policial, aqui, não são mais do que o clássico macguffin, de tal modo que o espectador se esquece que o crime fica sem castigo. O saber de Hitchcock iludiu todas as censuras."
The Big Trail (A pista dos gigantes), de Raoul Walsh, (1930).
"Um dos três filmes que em 1930 exploraram um ecrã largo (entre os 70mm e o Cinemascope), experiência que foi interrompida até 1953. Dos três filmes (BILLY THE KID de King Vidor, THE BAT WHISPERS de Roland West e THE BIG TRAIL), o de Walsh é o o que melhor tira proveito das potencialidades do novo meio, aplicando o ecrã largo como sucedâneo das panorâmicas para acompanhar a grande caravana de carroças, em que um grupo de pioneiros procura a Terra Prometida, e a forma como ela se integra na paisagem."
D`Est de Chantal Akerman, (1993).
"Um documentário semi-ficcional sobre as transformações do quotidiano que se verificam então nos países de Leste, da RDA à Rússia. Influenciado pelo estruturalismo e minimalismo, o filme é uma espécie de diário da viagem, de recordações e pessoas, com a realizadora organizando uma espécie de oposições, também sobre as estações e o tempo."
Les Dames du Bois de Bologne de Robert Bresson, (1944).
"Depois de Giraudoux, Bresson escolheu Jean Cocteau como colaborador para esta adaptação de Diderot, LES DAMES DU BOIS DE BOLOGNE, história de vinganças amorosas, encenações maquiavélicas e arrependimentos. Foi o filme que consolidou a reputação de Bresson, valendo-lhe, entre outros, rasgados elogios de André Bazin."
Anemic Cinema de Marcel Duchamp, (1925).
"ANEMIC CINEMA, famosa curta-metragem de Marcel Duchamp, é um “ensaio” filmado e provocante em que o autor põe em causa as próprias regras admitidas e aplicadas pelo cinema."
Les Mystères du Chateau de Dé de Man Ray, (1929).
"LES MYSTÈRES DU CHATEAU DE DÈ é um clássico do cinema de vanguarda e foi inteiramente filmado na mansão modernista que Mallet-Stevens concebeu para os Viscondes de Noailles, ricos mecenas que financiaram LE SANG D`UN POÈTE de Jean Cocteau e L`AGE D`OR de Buñuel."
Vremena Goda de Artavadz Pelechian, (1972).
"VREMENA GODA, de Pelechian, retrata cenas da vida no campo, dos seus trabalhos e festas."
texto in programação da cinemateca, Janeiro de 2002.
posted by Luís Miguel Dias terça-feira, outubro 28, 2003