A montanha mágica

sábado, outubro 18, 2003

do Mestre d`A Casa Encantada (5)


CINEMA E PINTURA II


Veludo Azul de David Lynch, (1986)



"Sob a atmosfera idílica de uma comunidade rural esconde-se o crime, o vício e a paranóia, num filme que subverte os estereótipos do “filme negro”. David Lynch leva-nos numa viagem iniciática por um mundo sinistro, a partir da estranha descoberta de uma orelha humana num jardim. Viagem através da luz, viagem através da sombra."


Marnie de Alfred Hitchcock, (1964)



"Pensado para o possível regresso de Grace Kelly ao cinema, MARNIE é o último filme de Hitchcock com a sua última “loira do gelo”, Tippi Hedren, que o deixou, como se sabe, “em fogo”. Marnie é uma ladra compulsiva, uma cleptomaníaca, em consequência de graves traumas de infância, que planeia roubar o patrão, mas, descoberta, é por este submetida a uma psicanálise “acelerada”. Para lá das “inverosimilhanças”, o que aqui importa é a forma como Hitch encena a história, e nela projecta e gere os seus fantasmas e obsessões. Um dos seus maiores (e mais mal amados) filmes. E o filme em que uma imagem pintada (um barco no fundo de uma rua) subverte qualquer hipótese de happy end ou de libertação."


A Lenda dos Beijos Perdidos (Brigadoon), de Vincente Minnelli, (1954).



"A quintessência do musical, no que é um deslumbrante conto fantástico sobre uma aldeia escocesa que “vive” um dia em cada século e é descoberta por dois caçadores. Um deles, Gene Kelly, encontra ali o maor da sua vida, o que irá permitir um “milagre”. BRIGADOON contém um dos mais belos bailados a dois do cinema: Gene Kelly e Cyd Charisse em Heather on the Hill. Foi a partir de BRIGADOON que a crítica descobriu Minnelli como pintor.


Lancelot du Lago de Robert Bresson, (1974)





"Robert Bresson aproxima-se da mitologia da Idade Média com um olhar dspojado e austero, quase roçando a abstracção, muito longe do som e fúria que caracterizam as incursões de Hollywood no mesmo tema dos Cavaleiros da Távola Redondae dos amores adúlteros de Lancelot do Lago e Guinevere, mulher do Rei Artur. A aventura que interessa a Bresson é a “interior”. O filme que está para o cinema como as Batalhas de Ucello estão para a pintura."


O Deserto Vermelho de Michelangelo Antonioni, (1964)



"O primeiro filme a cores de Antonioni marca também a sua passagem dos dramas sociais subjectivos para a representação do mundo através dos olhos da protagonista, psicologicamente perturbada. Mónica Vitti interpreta Giuliana, a mulher do director de uma fábrica e mãe de um rapaz, que tenta suicidar-se após um quase fatal acidente automobilístico."


Vento Selvagem de Cecil B. DeMille, (1942)





"Talvez o mais “rubensiano” dos filmes de Cecil B. DeMille que é também uma das mais belas aventuras marítimas jamais filmadas, tendo por base as façanhas dos caçadores de salvados que provocam naufrágios na costa atlântica dos EUA. O filme ganhou o Óscar para os efeitos especiais aplicados na cena da tempestade e no combate de Wayne e Milland com o polvo gigante."


in programção da cinemateca, Dezembro de 2001.

posted by Luís Miguel Dias sábado, outubro 18, 2003

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past