sábado, outubro 18, 2003
do Mestre d`A Casa Encantada (5)
CINEMA E PINTURA II
Veludo Azul de David Lynch, (1986)
"Sob a atmosfera idílica de uma comunidade rural esconde-se o crime, o vício e a paranóia, num filme que subverte os estereótipos do “filme negro”. David Lynch leva-nos numa viagem iniciática por um mundo sinistro, a partir da estranha descoberta de uma orelha humana num jardim. Viagem através da luz, viagem através da sombra."
Marnie de Alfred Hitchcock, (1964)
"Pensado para o possível regresso de Grace Kelly ao cinema, MARNIE é o último filme de Hitchcock com a sua última “loira do gelo”, Tippi Hedren, que o deixou, como se sabe, “em fogo”. Marnie é uma ladra compulsiva, uma cleptomaníaca, em consequência de graves traumas de infância, que planeia roubar o patrão, mas, descoberta, é por este submetida a uma psicanálise “acelerada”. Para lá das “inverosimilhanças”, o que aqui importa é a forma como Hitch encena a história, e nela projecta e gere os seus fantasmas e obsessões. Um dos seus maiores (e mais mal amados) filmes. E o filme em que uma imagem pintada (um barco no fundo de uma rua) subverte qualquer hipótese de happy end ou de libertação."
A Lenda dos Beijos Perdidos (Brigadoon), de Vincente Minnelli, (1954).
"A quintessência do musical, no que é um deslumbrante conto fantástico sobre uma aldeia escocesa que “vive” um dia em cada século e é descoberta por dois caçadores. Um deles, Gene Kelly, encontra ali o maor da sua vida, o que irá permitir um “milagre”. BRIGADOON contém um dos mais belos bailados a dois do cinema: Gene Kelly e Cyd Charisse em Heather on the Hill. Foi a partir de BRIGADOON que a crítica descobriu Minnelli como pintor.
Lancelot du Lago de Robert Bresson, (1974)
"Robert Bresson aproxima-se da mitologia da Idade Média com um olhar dspojado e austero, quase roçando a abstracção, muito longe do som e fúria que caracterizam as incursões de Hollywood no mesmo tema dos Cavaleiros da Távola Redondae dos amores adúlteros de Lancelot do Lago e Guinevere, mulher do Rei Artur. A aventura que interessa a Bresson é a “interior”. O filme que está para o cinema como as Batalhas de Ucello estão para a pintura."
O Deserto Vermelho de Michelangelo Antonioni, (1964)
"O primeiro filme a cores de Antonioni marca também a sua passagem dos dramas sociais subjectivos para a representação do mundo através dos olhos da protagonista, psicologicamente perturbada. Mónica Vitti interpreta Giuliana, a mulher do director de uma fábrica e mãe de um rapaz, que tenta suicidar-se após um quase fatal acidente automobilístico."
Vento Selvagem de Cecil B. DeMille, (1942)
"Talvez o mais “rubensiano” dos filmes de Cecil B. DeMille que é também uma das mais belas aventuras marítimas jamais filmadas, tendo por base as façanhas dos caçadores de salvados que provocam naufrágios na costa atlântica dos EUA. O filme ganhou o Óscar para os efeitos especiais aplicados na cena da tempestade e no combate de Wayne e Milland com o polvo gigante."
in programção da cinemateca, Dezembro de 2001.
posted by Luís Miguel Dias sábado, outubro 18, 2003