A montanha mágica

sábado, agosto 23, 2003

PINTURA



Nome: Henrique César de Araújo Pousão
Local e ano do nascimento: Vila Viçosa-Portugal, 1859
Local e ano do falecimento: Vila Viçosa-Portugal, 1884

Filho do Dr. Francisco Augusto Nunes Pousão e de D. Maria Teresa Alves de Araújo, viveu na terra natal até aos quatro anos de idade, indo depois para Elvas. Foi aí que, entre 1865 e 1868, freqüentou a escola primária. Em 1872 foi com o pai para Barcelos e depois Guimarães. Aos 13 anos, o Dr. Francisco levou-o para o Porto e matriculou-o na Academia Portuense de Belas Artes. Tomando conselhos com os mestres de então, foi evoluindo e publicou desenhos nas revistas daquela época. Na Academia estudou: desenho histórico, arquitetura civil, escultura, anatomia e perspectiva linear. Curso completo, foi para Odemira, devido à deslocação profissional do pai, onde pintou muitas tabuazinhas que ficaram com amigos e familiares. O ano de 1880 trouxe-o ao Porto para iniciar a sua preparação para o concurso de pensionista do estado. De fato, a Academia de Lisboa escolheu Henrique Pousão, em detrimento de António Ramalho, partindo o primeiro para Paris no final do ano.

Na capital francesa, o entusiasmo característico de Pousão manteve-se, prejudicado somente pela debilidade da sua saúde (afetada gravemente por um resfriado apanhado num frio dia de inverno parisiense).

Durante a sua estada no Maciço Central (vasto conjunto de terras altas do Centro e Sul de França) suas composições evidenciam planos bem definidos e perspectivados, de colorido quente e empastamentos largos e justapostos.

No Sul de França, Pousão deu início à pintura de costumes marcada pela geometrização, pela linha curva ou ondulada, pelo volume, acrescidos de grande romantismo e luminosidade atmosférica.

Voltando a Paris, aí permanece por dois meses, indo depois para Roma. Na sua obra ligada a esta cidade coexistem numerosos estudos sobre o ambiente romano, com obras de maior fôlego (Cecília, Esperando o Sucesso, Napolitana, Senhora de Preto).





posted by Luís Miguel Dias sábado, agosto 23, 2003

Powered by Blogger Site Meter

Blogue de Luís Dias
amontanhamagica@hotmail.com
A montanha mágica YouTube




vídeos cá do sítio publicados no site do NME

Ilusões Perdidas//A Divina Comédia

Btn_brn_30x30

Google Art Project

Assírio & Alvim
Livrarias Assírio & Alvim - NOVO
Pedra Angular Facebook
blog da Cotovia
Averno
Livros &etc
Relógio D`Água Editores
porta 33
A Phala
Papeles Perdidos
O Café dos Loucos
The Ressabiator

António Reis
Ainda não começámos a pensar
As Aranhas
Foco
Lumière
dias felizes
umblogsobrekleist
there`s only 1 alice
menina limão
O Melhor Amigo
Hospedaria Camões
Bartleby Bar
Rua das Pretas
The Heart is a Lonely Hunter
primeira hora da manhã
Ouriquense
contra mundum
Os Filmes da Minha Vida
Poesia Incompleta
Livraria Letra Livre
Kino Slang
sempre em marcha
Pedro Costa
Artistas Unidos
Teatro da Cornucópia


Abrupto
Manuel António Pina
portadaloja
Dragoscópio
Rui Tavares
31 da Armada

Discos com Sono
Voz do Deserto
Ainda não está escuro
Provas de Contacto
O Inventor
Ribeira das Naus
Vidro Azul
Sound + Vision
The Rest Is Noise
Unquiet Thoughts


Espaço Llansol
Bragança de Miranda
Blogue do Centro Nacional de Cultura
Blogue Jornal de Letras
Atlântico-Sul
letra corrida
Letra de Forma
Revista Coelacanto


A Causa Foi Modificada
Almocreve das Petas
A natureza do mal
Arrastão
A Terceira Noite
Bomba Inteligente
O Senhor Comentador
Blogue dos Cafés
cinco dias
João Pereira Coutinho
jugular
Linha dos Nodos
Manchas
Life is Life
Mood Swing
Os homens da minha vida
O signo do dragão
O Vermelho e o Negro
Pastoral Portuguesa
Poesia & Lda.
Vidro Duplo
Quatro Caminhos
vontade indómita
.....
Arts & Letters Daily
Classica Digitalia
biblioteca nacional digital
Project Gutenberg
Believer
Colóquio/Letras
Cabinet
First Things
The Atlantic
El Paso Times
La Repubblica
BBC News
Telegraph.co.uk
Estadão
Folha de S. Paulo
Harper`s Magazine
The Independent
The Nation
The New Republic
The New York Review of Books
London Review of Books
Prospect
The Spectator
Transfuge
Salon
The Times Literary...
The New Criterion
The Paris Review
Vanity Fair
Cahiers du cinéma
UBUWEB::Sound
all music guide
Pitchfork
Wire
Flannery O'Connor
Bill Viola
Ficções

Destaques: Tomas Tranströmer e de Kooning
e Brancusi-Serra e Tom Waits e Ruy Belo e
Andrei Tarkovski e What Heaven Looks Like: Part 1
e What Heaven Looks Like: Part 2
e Enda Walsh e Jean Genet e Frank Gehry's first skyscraper e Radiohead and Massive Attack play at Occupy London Christmas party - video e What Heaven Looks Like: Part 3 e
And I love Life and fear not Death—Because I’ve lived—But never as now—these days! Good Night—I’m with you. e
What Heaven Looks Like: Part 4 e Krapp's Last Tape (2006) A rare chance to see the sell out performance of Samuel Beckett's critically acclaimed play, starring Nobel Laureate Harold Pinter via entrada como last tapes outrora dias felizes e agora MALONE meurt________

São horas, Senhor. O Verão alongou-se muito.
Pousa sobre os relógios de sol as tuas sombras
E larga os ventos por sobre as campinas.


Old Ideas

Past